THE METAMORPHOSIS OF THE SCHOOL: TEACHING KNOWLEDGE AND NEW WAYS OF LEARNING

Authors

  • Jose Francisco Rocha Simao Secretaria de Educação- Semed /Palmas
  • Mônica Strege Médici Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso- IFMT

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i1.13432

Keywords:

Contemporaneidade e educação, Formação docente, Tecnologias

Abstract

The present study is methodologically based on a literature review and quantitative analysis. Our objective is to describe the teacher training of basic education linked to digital information and communication technologies (TDICs) in the face of the social contemporaneity of students present in public schools. The act of teaching after the Covid 19 pandemic period shows the need to increasingly use digital technologies in basic education. However, it is necessary, through the education system, to provide conditions for technological use to students together with their school, it also becomes necessary to provide conditions and training for teachers in the face of social and technological contexts and thus, meet the demands more objectively. students who enter public schools.

 

Author Biographies

Jose Francisco Rocha Simao, Secretaria de Educação- Semed /Palmas

Graduado em Gestão Pública / IFTO. Especialização Ciências Humnas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho / UFPI. Mestre em educação (UFT). Estudante de Geografia/Unicesumar. Professor da Educação Básica/ Semed/Palmas. Pesquisador do Grupo de pesquisa CNPq-Gepce/ Minoria UFT.

Mônica Strege Médici , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2006). Professora de Ciências e Biologia da Escola SEDUC- MT. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Doutoranda em educação pela URI. Bolsista CAPES modalidade Prosuc II.  

Marcelo Franco Leão , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso- IFMT

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT- Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa). 

References

AGÊNCIA BRASIL. Piso nacional dos professores sobe para R$ 4.420,55. https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/piso-nacional-dos-professores-sobe-para-r-442055 .Acesso em: 20 mai de 2023.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOURDIEU, P. Os Usos Sociais Da Ciência: Por Uma Sociologia Clínica Do Campo Científico. São Paulo: Editora da Unesp.2004. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-Os-usos-sociais-da-ci%C3%AAncia.pdf .Acesso em :19 mai de 2023.

BOURDIEU, P.A. "Juventude" é Apenas Uma Palavra. Entrevista com Pierre Bourdieu. 1983. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/04/a-juventude-e-apenas-uma-palavra-bourdieu.pdf .Acesso em: 17 mai de 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf acesso em 17 mai de 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm .Acesso em: 17 mai de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/gov-br. Acesso em: 20 jun,2022.

DE LIMA, C. L.; RINSTON, A. M,. R. Saberes docentes e metodologias de ensino e tecnologias digitais: tempos de pandemia. Anais Educação em Foco: Ifsuldeminas, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/345. Acesso em: 17 jun. 2023.

FERREIRA, A. R. Comunicação e Aprendizagem. São Paulo: Saraiva, 2014. E-book.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1995.

FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. Edição 44. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FRIGOTTO, G. Pandemia, Mercantilização da Educação e Resistências Populares. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.636-652, abr. 2021.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf Acesso em: 17 mai de 2023.

GATTI, B.A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/FORMACAO_DE_PROFESSORES_COMPLEXIDADE_E_TRABALHO_DO.pdf .Acesso em: 18 mai de 2023.

HASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. In. Ciência da Informação, v. 29, n.2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/ShzKdLbqJDPfssvSw9xWPrw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 mai de 2023.

MARTINS, T. M. A metamorfose do modo de ser e de estar no mundo atual e as reais mudanças na sala de aula presencial. Revista Educação On-line PUC-Rio nº 12, p. 150-166. Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.pucrio.br/rev_edu_online.php?strSecao=input0. Acesso em: 15 de mai de 2023.

LEMOS, A. Ciber-cultura-remix. Artigo apresentado no seminário “Sentidos e Processos” dentro da mostra “Cinético Digital”, no Centro Itaú Cultural, São Paulo, Itaú Cultural, agosto de 2005. Disponível em <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf>. Acesso em: 17 maio de 2023.

MAFFESOLI, M. Tribalismo pós-moderno: Da identidade às identificações. Ciências Sociais Unisinos. 2007. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/solutions,+5652-Texto+do+Artigo-17609-1-10-20131003.pdf. Acesso em: 15 mai de 2023.

NÓVOA, A. Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Com a colaboração de Yara Alvim.Salvador, Bahia, 2022.

NÓVOA, A. A educação em tempos de pandemia (Covid-19/Coronavírus). Transmissão on-line - Youtube. 2020. Disponível em: (1349) Conversa com Antônio Nóvoa - A Educação em tempos de pandemia (Covid-19 / Coronavírus), 06/04/2020. – YouTube. Acesso em: 10 de mai. 2023.

LEVY, P. Cibercultura. Editora 34, 2010. Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em: 13 mai, 2023.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. n.13. jan/fev/mar. 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 5. reimpr. 2019. Petrópolis: Vozes, 2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientifico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 303 p.

YANNOULAS, S. C. Feminização ou feminilização?: apontamentos em torno de uma categoria. Temporalis, v. 11, n. 22, p. 271-292, 2011. Disponível em:

https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1368 . Acesso em: 12 jan, 2023.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa. 2 ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração UFSC, 2013. 134 p. Disponível em: http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2014_2/Modulo_1/Metodologia/material_didatico/Livro%20texto%20Metodologia%20da%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 31 maio 2022.

Published

2024-03-07

How to Cite

ROCHA SIMAO, J. F.; MÔNICA STREGE MÉDICI; MARCELO FRANCO LEÃO. THE METAMORPHOSIS OF THE SCHOOL: TEACHING KNOWLEDGE AND NEW WAYS OF LEARNING. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i1.13432. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13432. Acesso em: 11 may. 2024.