A metamorfose da escola: os saberes docentes e as novas formas de aprender

Autores

  • Jose Francisco Rocha Simao Secretaria de Educação- Semed /Palmas
  • Mônica Strege Médici Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso- IFMT

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i1.13432

Palavras-chave:

Contemporaneidade e educação, Formação docente, Tecnologias

Resumo

O presente estudo tem base metodológica de revisão de literatura e análise quantitativa. Nosso objetivo consiste em descrever a formação docente da educação básica atrelada às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ante a contemporaneidade social de educandos presentes na escola pública. O ato de ensinar, após o período pandêmico de Covid-19, mostra a necessidade de usar cada vez mais as tecnologias digitais na educação básica. Todavia, é preciso, por meio do sistema de ensino, dar condições de uso tecnológico aos educandos na escola, torna-se basilar, ainda, possibilitar condições e formações aos docentes frente a contextos sociais e tecnológicos e, assim, atender com mais objetividade às demandas sociais de discentes que adentram as escolas públicas.

Biografia do Autor

Jose Francisco Rocha Simao, Secretaria de Educação- Semed /Palmas

Graduado em Gestão Pública / IFTO. Especialização Ciências Humnas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho / UFPI. Mestre em educação (UFT). Estudante de Geografia/Unicesumar. Professor da Educação Básica/ Semed/Palmas. Pesquisador do Grupo de pesquisa CNPq-Gepce/ Minoria UFT.

Mônica Strege Médici , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2006). Professora de Ciências e Biologia da Escola SEDUC- MT. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Doutoranda em educação pela URI. Bolsista CAPES modalidade Prosuc II.  

Marcelo Franco Leão , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso- IFMT

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT- Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa). 

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Publicado

07-03-2024

Como Citar

ROCHA SIMAO, J. F.; MÔNICA STREGE MÉDICI; MARCELO FRANCO LEÃO. A metamorfose da escola: os saberes docentes e as novas formas de aprender . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i1.13432. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13432. Acesso em: 19 maio. 2024.