Avisos

  • Chamada Dossiê: Educação, Estado Ampliado e Hegemonias

    2025-04-29

    Prazo de submissão: até 30 de junho de 2025
    Publicação: até 01 de agosto de 2025.

    O dossiê tem por objetivo reunir as pesquisas realizadas no campo das políticas educacionais que estudam a atuação da burguesia empresarial e propõe socializar e disseminar estudos acerca das formas de dominação burguesa por meio de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresarial, debatendo o fenômeno do empresariamento da educação pública no Brasil em suas variadas manifestações e formas.

    Proponentes: 

    Adriana Medeiros Farias, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), professora associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu/UEL). É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Estado Ampliado e Hegemonias (GPEH).
    E-mail: adrianafarias@uel.br
    Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/0652113284096519
    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7911-8711

    Olinda Evangelista, Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e vice-coordenadora do Grupo de Investigação em Política Educacional (GIPE-Marx/UFSC).
    E-mail: olindaevangelista35@hotmail.com
    Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/0652113284096519
    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5360-2521

    Leer más acerca de Chamada Dossiê: Educação, Estado Ampliado e Hegemonias
  • Revista Amazônida

    2019-03-01

    A revista Amazonida é um periódico de publicação continua e semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas que objetiva divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Educação e suas áreas afins e está aberta aos professores da Educação e áreas afins que desejam veicular as suas produções. A Revista Amazônida oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

    A revista foi criada em 1996, com o nome LIBRORUM e com este número ocorreu o primeiro passo para tornar a revista uma publicação  aberta a todas as Linhas de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Amazonas. A partide 1999 assumiu o nome atual. Nos seus vinte anos desenvolveu publicações no formato impresso que reuniram estudos de pesquisadores locais, nacionais e internacionais. Em 2016 passou para o formato on-line para dinamizar o processo de publicação e livre acesso ao resultado das pesquisas realizadas em Educação. 

    Leer más acerca de Revista Amazônida