UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA DE A MÁQUINA DO TEMPO

Autores

  • Vanessa dos Santos Araujo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
  • Douglas Pigozzi SEDUC/SP
  • Douglas Pigozzi SEDUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9139

Resumo

Com as dinâmicas transformações da sociedade, a literatura foi perdendo seu espaço de prestígio na sala de aula, porém, a dinâmica da sala de aula transformou também a literatura, ora em mero objeto de fruição, ora em objeto de estudo da língua. Nesse processo, faz-se necessário reivindicar o espaço da literatura em sala de aula como humanizadora, pela leitura literária, como Cosson (2010). Nesse contexto, o presente artigo objetiva apresentar uma proposta didática de leitura literária do livro A Máquina do Tempo, de Herbert George Wells. A base teórica adotada entende literatura como um direito social, de acordo com Candido (1995) e a prática de leitura literária na escola como letramento literátio, conforme Cosson (2009). A proposta didática foi elaborada a partir da sistematização metodológica de uma sequência básica, proposta por Cosson (2009).

 

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Araujo, V. dos S., Pigozzi, D. ., & Pigozzi, D. . (2021). UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA DE A MÁQUINA DO TEMPO. Revista Decifrar, 9(17), 279–294. https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9139

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)