O ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA OBRA AVÒDEZANOVE E O SEGREDO DO SOVIÉTICO:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcela A Toniato Cora Ifes

Resumo

A presente pesquisa pretende propor uma sequência didática para o ensino de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no 1º Ano do Ensino Médio.  Então, à luz da Lei 10.639/03 que determina o ensino de Literaturas Africanas e Afro-brasileira, buscamos abordar a temática do ensino de Literaturas Africanas de Língua portuguesa através da leitura literária com a obra AvóDezánove e o segredo do soviético, de Ondjaki. Tal abordagem se faz importante na direção do rompimento de visões segregadoras e reducionistas em relação à cultura africana. Entendemos o papel relevante da literatura em sala de aula como instrumento de humanização e democratização cultural. Por essa razão, o texto literário nas aulas de Literatura Africana contribui para uma compreensão mais ampla das realidades, dos sujeitos que a envolvem despertando a identidade, bem como os valores humanos.

PALAVRAS_CHAVES: LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; ENSINO; ENSINO MÉDIO; SEQUÊNCIA DIDÁTICA; LEI 10. 639/03.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

A Toniato Cora, M. (2021). O ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA OBRA AVÒDEZANOVE E O SEGREDO DO SOVIÉTICO:: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Decifrar, 9(17), 210–218. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/9138

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)