PAGO-TE COM UM PIPAROTE, E ADEUS: O MEME MACHADIANO COMO POTENCIALIZADOR DE MULTISSEMIÓTICAS (RE)LEITURAS

O MEME MACHADIANO COMO POTENCIALIZADOR DE MULTISSEMIÓTICAS (RE)LEITURAS

Autores

  • André Carneiro Ramos Unimontes
  • Daniela Imaculada Pereira Costa Unimontes

Resumo

O surgimento de novos gêneros do discurso reflete as inúmeras transformações a que somos submetidos no mundo atual, na tessitura de paradigmas regidos pela preponderância de uma virtual realidade. Este trabalho pretende, portanto, demonstrar como o gênero meme – fenômeno pertencente à essa nova topografia social – pode ser fecundo ao ser utilizado nas demandas do ensino-aprendizagem da língua portuguesa e literatura hoje. Justifica-se, pois, o uso dessa multimodalidade como parte do universo das mídias digitais, enquanto configuração de um viés crítico associado ao humor. Nessa equação, o meme se apresentaria como um novo tipo de importante narrativa social, relatando acontecimentos do cotidiano, mas com vistas sempre a um diálogo mantenedor de rearranjos imprevisíveis entre textos e imagens. Como proposta de ensino, criaremos memes ancorados em duas obras de Machado de Assis, que serão utilizadas como corpus de nossas análises e produções. Ao se pensar em tais procedimentos, podemos associar a eles a discussão de tópicos como signo ideológico, singulares à formação de um sujeito atento à novas possibilidades de leitura, ressignificando, via meme, as obras envolvidas em sua produção; o que se espera constatar é a participação dos alunos num contexto novo de abertura à recepção literária, considerada como “distante” por muitos. Para tanto, alguns conceitos precisarão ser evidenciados, tais como a ironia, produção e construção de sentidos, multiletramentos e multimodalidades, bem como os gêneros do discurso, todos indispensáveis para a inserção desses sujeitos aprendizes em práticas sociais de construtivas leituras.

Biografia do Autor

Daniela Imaculada Pereira Costa, Unimontes

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela PUC-Minas; atualmente é doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma Instituição; professora do curso de Letras-Espanhol do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros (MG).

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Carneiro Ramos, A., & Pereira Costa, D. I. (2021). PAGO-TE COM UM PIPAROTE, E ADEUS: O MEME MACHADIANO COMO POTENCIALIZADOR DE MULTISSEMIÓTICAS (RE)LEITURAS : O MEME MACHADIANO COMO POTENCIALIZADOR DE MULTISSEMIÓTICAS (RE)LEITURAS . Revista Decifrar, 9(17), 45–67. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/9109

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)