AÇÕES PEDAGÓGICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

O QUE REVELAM OS DIZERES DOCENTES?

Autores

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender o processo de formação leitora no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, através de ações pedagógicas de leitura literária implementadas por professores do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), no interior baiano. De cunho qualitativo, pauta-se numa abordagem colaborativa e utiliza a entrevista semiestruturada e o grupo de discussão como dispositivos para problematizar, com docentes colaboradores do estudo, os desafios e as possibilidades pedagógicas do trabalho com a literatura em um curso técnico. As reflexões teóricas são tecidas com base em autores como Freire (2011), Petit (2010, 2013), Yunes (2002, 2009), Cândido (2011), Cosson (2014). O estudo, concluído no percurso de um mestrado acadêmico, evidencia que são múltiplas e variadas as ações pedagógicas de leitura literária que atravessam as práticas educativas desenvolvidas em cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica. Os dizeres docentes revelam que um processo de formação de leitores críticos e autônomos não pode ser implementado sem que a leitura - e também a leitura literária – se configure como eixo central de uma formação integral.

Biografia do Autor

Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas, UEFS

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Maria Cristina Rodrigues Oliveira, no Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP)

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Especialização em Língua Portuguesa: Texto, pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS; Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro e Tecnologia em Educação, Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro - PUC-RIO. Mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. Atua como Professora no Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), Secretaria de Educação do Estado da Bahia. 

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Vilas Boas, F. S. de O. ., & Rodrigues Oliveira , M. C. . (2021). AÇÕES PEDAGÓGICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE REVELAM OS DIZERES DOCENTES?. Revista Decifrar, 9(17), 118–133. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/9082

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)