RESÍDUOS DA CAVALARIA MEDIEVAL NO MEMORIAL DE MARIA MOURA

Autores

  • Thaís Ferreira Barros Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Elizabeth Dias Martins Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9071

Resumo

O presente artigo tem por objeto de investigação o romance Memorial de Maria Moura escrito pela cearense Rachel de Queiroz (1910 - 2003). A narrativa conta a história de Maria Moura e seus capangas, que munidos de armas e cavalos andam assaltando e combatendo inimigos pelo interior do sertão. Sob uma perspectiva comparatista, pretendemos identificar e analisar resíduos da cavalaria medieval nos personagens do romance. Esses resíduos, ao serem inseridos no espaço nordestino por colonizadores Europeus, receberam novos aspectos, mas mantiveram sua essência de origem medieval. Além disso, ressaltamos que os referidos substratos se manifestam de diversas formas: físicas, mentais, estéticas, religiosas, entre outras. Como principal fundamentação teórica, utilizaremos os conceitos operacionais denominados mentalidade, imaginário, hibridismo cultural, endoculturação e cristalização, componentes do quadro referencial da Teoria da Residualidade Literária e Cultural sistematizada pelo professor, crítico, poeta e ensaísta Roberto Pontes.

Biografia do Autor

Elizabeth Dias Martins, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada IV do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Letras/Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. 

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Ferreira Barros, T., & Martins, E. D. . (2021). RESÍDUOS DA CAVALARIA MEDIEVAL NO MEMORIAL DE MARIA MOURA. Revista Decifrar, 9(17), 328–343. https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9071

Edição

Seção

TEMAS LIVRES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)