ECOS DO NIILISMO NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-DISCURSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v8i15.7453

Resumo

A proposta do presente trabalho tem por finalidade investigar a presença de nuanças do Niilismo europeu na poesia de Augusto dos Anjos. Por meio de uma análise semântico-discursiva, utilizando dois dos procedimentos da semiótica greimasiana, a saber, a tematização e a figurativização - a partir das teorias de José Luiz Fiorin, herdeiro do teórico francês no Brasil, pretendemos analisar de que forma a temática da implosão subjetiva e a redução do homem a nada são figurativizados no discurso de Augusto.

Biografia do Autor

Ayanne Larissa Almeida de Souza, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutoranda em Literatura e Estudos Culturais na linha de pesquisa Literatura e Hermenêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Possui Mestrado em Literatura e Estudos Culturais pelo mesmo programa. Graduada em História e em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba. Em Filosofia, possui interesse nas áreas de Fenomenologia, Ontologia/Metafísica e Epistemologia, bem como na filosofia e na literatura existencialistas. Interessa-se pelo pensamento sofístico. Atualmente participa de pesquisas na área de Filosofia Oriental, com ênfase na filosofia budista e no pensamento chinês. Em História, interessa-se pelas discussões acerca da História antiga (Grécia e Roma) e Medieval que envolvam temáticas ligadas à sociedade e à política, ao imaginário, à filosofia, à literatura e à religião, à cultura e às questões de gênero. Na Literatura, possui interesses em Teoria e Crítica literárias e literatura comparada. Interessa-se ainda pelas temáticas da Ecologia Profunda, Ciências políticas e teatro. Atualmente faz parte dos grupos de pesquisa LITERATURA, ESTUDOS CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e MULHERES NA FILOSOFIA E NA LITERATURA (UEPB), bem como do grupo de estudos LITTERASOFIA (UEPB). Possui artigos publicados nas áreas de Filosofia, Literatura e História.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

de Souza, A. L. A. (2020). ECOS DO NIILISMO NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-DISCURSIVA. Revista Decifrar, 8(15), 73–90. https://doi.org/10.29281/rd.v8i15.7453

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)