A RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • NARA RUBIA GOMES DUARTE XAVIER UEG

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v6i11.4269

Palavras-chave:

Mulher negra; Identidade; Memória; Conceição Evaristo

Resumo

Este artigo busca discutir as nuances da construção identitária da mulher negra, a partir da personagem Maria-Nova do romance Becos da memória de Conceição Evaristo. Tal personagem apresenta, por meio de sua vivência, a história de um coletivo, o qual é permeado pela violência de classe e de gênero. Por meio dessa narrativa, elementos como gênero, raça, etnia e memória surgem como questões relevantes que promovem ao leitor uma reflexão sobre a realidade social brasileira. A temática é abordada por meio do recurso da memória, pelo qual a autora constitui uma escrita que identifica estrias sociais e aponta os empecilhos presentes na busca pela emancipação da mulher negra. Subsidiado por estudos teóricos e bibliográficos, este estudo traz uma análise do romance de Evaristo, refletindo sobre mulher negra ser testemunha de sua situação social. Nesse sentido, destaca-se que a literatura, em Conceição Evaristo, não apenas mantém elos com a memória coletiva e cultural, como demanda denúncia e conscientização social.

Referências

BHABHA, Homi. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

BERND, Zilá. Negritude e literatura na América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.

______. Introdução à literatura negra. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BENJAMIN, Walter. Teses sobre a Filosofia da História. In: _______. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D’Água, 1993.

CARNEIRO, Flávio. No país do presente: ficção brasileira no início do século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012.

DUARTE, Eduardo de Assis. “Por um conceito de literatura afro-brasileira”. IN: DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares. (Org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica, v. 4. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p. 375-403.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 2. ed. Florianópolis: Mulheres, 2017.

FERREIRA, Amanda Crispim. Escrevivências, as lembranças afrofemininas como um lugar da memória afro-brasileira: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Geni Guimarães. 2013. 114p. Dissertação de mestrado (Mestrado em Letras – Estudos Literários), Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

IANNI, Octavio. Literatura e consciência. In: DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares. (Org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica, v. 4. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p. 183-198.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

MORICONI, Italo. A literatura ainda vale? In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. 8, 2002. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2002, s/p.

REZENDE, Beatriz. A literatura brasileira na era da multiplicidade. In: ______.
Contemporâneo. Expressões da Literatura Brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.

SHCOLLHAMER, Kark. Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

XAVIER, N. R. G. D. (2018). A RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Revista Decifrar, 6(11), 113–126. https://doi.org/10.29281/rd.v6i11.4269