TRAMAS DA CRÔNICA: UM SOLITÁRIO À ESPREITA, DE MILTON HATOUM

Autores

  • Valéria Moisin de Araújo ufam

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v6i11.4078

Palavras-chave:

Um solitário à espreita; Milton Hatoum; crônica; literatura brasileira

Resumo

Neste artigo propomos-nos a apresentar alguns aspectos do modo de narrar nas crônicas reunidas no livro Um solitário à Espreita, de Milton Hatoum, considerando a poética da crônica deste autor, as ideias de Antonio Candido complementada por pesquisas de outros autores sobre o tema. Apresentamos, em primeiro lugar, o histórico da crônica como gênero literário na Europa e no Brasil, incluindo o Amazonas, e o histórico das crônicas de Hatoum. Também demonstramos o modo como é construída a trama em algumas crônicas do citado livro, tais como a hibridização do real com o ficcional, a construção do espaço, do tempo e dos personagens, empregando como quadro teórico as ideias de Hatoum e de Antonio Candido, a respeito dessa forma literária. Verificamos, ainda, se alguns dos processos de escrita encontrados nas crônicas do citado livro são observadas por pesquisadores na primeira obra de Hatoum, Relato de um Certo Oriente, tais como os analisados por Marleine Toledo, Maria da Luz Cristo e Stefânia Chiarelli.

Referências

AMORIM, Roberto. Ler Milton Hatoum é sentir a força da literatura. Tudo Na Hora Disponível em : http://tnh1.ne10.uol.com.br . Acesso em: 15 agosto de 2013.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Cap. II. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1979.

BRAGA, Rubem. O conde e o passarinho. Rio de Janeiro: Record, 2002.

¬¬¬CANDIDO, Antonio et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Rio de Jane4iro: Fundação Cada de Rui Barbosa, 1992.

______. A personagem de ficção. 2ed São Paulo: Editora Perspectiva. Debates.

______. A Vida ao Rés-do-chão. In: A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Rio de Jane4iro: Fundação Cada de Rui Barbosa, 1992.
CHIARELLI, Stefania. Vidas em Trânsito: as ficções de Samuel Rawet e Milton Hatoum. São Paulo: Annablume, 2007.

CRISTO, Maria da Luz Pinheiro de. Arquitetura da memória: ensaios sobre os romances Dois Irmãos, Relato de um Certo Oriente e Cinzas do Norte de Milton Hatoum. Editora da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2007.

COUTINHO, Afrânio et al. A literatura no Brasil. 3 ed. Volumes 1 e 6. Rio de Janeiro: José Olympio; Niteroi: UDUFF, 1986.

FERNANDES, Maria C. Hesitação e Ambiguidade. Disponível: http://www.miltonhatoum.com.br/sobre-autor/hesitacao-e-ambiguidade-milton-hatoum-lanca-primeiro-livro-de-cronicas-um-solitario-a-espreita-por-maria-cristina-fernandes-valor-economico-12072013. Acesso em: 25 setembro de 2013.

HATOUM, Milton. Um solitário á espreita: crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MARINHO, Mariana. Milton Hatoum, um cronista á espreita. Revista Cult. Disponível em : http://revistacult.uol.com.br/home/2013/07/milton-hatoum-um-cronista-a -espreita/. Acesso em: 25 setembro de 2013.

MARTINS, Priscila Rosa. Revisitando a crônica brasileira: a condição do cronista. Estação Literária. Londrina, 2010. Disponível em : http://www.uel.br/pos/letras/EL . Acesso em: 25 outubro de 2013.

MILTON HATOUM - Disponível em: http://www.miltonhatoum.com.br/. Acesso em: 15 agosto de 2013.

PORTELLA, Eduardo. A cidade e a letra. In: ______. Dimensões I. Rio de Janeiro: José
Olympo, 1958.

PINTO, Manuel da Costa (org.). Crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Moderna, 2005.

¬¬¬_______. Crônica, o mais brasileiro dos gêneros literários. In: PINTO, Manuel da Costa (org.). Crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Moderna, 2005.

SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 2002.

TOLEDO, Marleine Paula Marcondes e Ferreira de. Milton Hatoum: itinerário para um relato. São Paulo: Ateliê Editorial,2006.

UBE-AM (União Brasileira de Escritores - AM). Prosadores do Amazonas. Antologia. Manaus: UBE-AM, 1982.

Downloads

Publicado

2018-09-13

Como Citar

Araújo, V. M. de. (2018). TRAMAS DA CRÔNICA: UM SOLITÁRIO À ESPREITA, DE MILTON HATOUM. Revista Decifrar, 6(11), 247–255. https://doi.org/10.29281/rd.v6i11.4078