MEMÓRIA, AMOR E MORTE EM INVENTÁRIO, DE MYRIAM COELI

Autores

  • Conceição Flores Universidade Potiguar
  • Ilane Ferreira Cavalcante Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo tem como corpus Inventário (1982), livro da poetisa norte-rio-grandense Myriam Coeli, lançado no ano da sua morte. O livro reúne poemas escritos na fase final de um longo e doloroso processo de luta contra o câncer e aborda temas como a memória, o amor e a morte. A análise dos poemas parte do estudo de Éclea Bosi (1987) sobre memória, e dos conceitos formulados por Bérgson (1999) e Halbwachs (1990). Recorre-se ainda a Michael Pollack (1999), visto este considerar que a memória é constituida, em primeiro lugar, pelos momentos vividos individualmente, depois, pelos vividos pelo grupo, pela coletividade à qual a pessoa pertence. A poesia de Inventário mostra como a iminência da morte ativa as memórias da autora que assim deixa um testamento em que o biográfico é ultrapassado pela dimensão humana e universal da poesia.

Biografia do Autor

Conceição Flores, Universidade Potiguar

Formada em Letras pela Universidade Federaldo Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Literatura Comparada e doutora em História da Educação pela mesma universidade, é professora de Literatura do Curso de Letras da Universidade Potiguar - UnP. Publicou Do mito ao romance: uma leitura do evangelho segundo Saramago (2001), As aventuras de Teresa Margarida da Silva e Orta em terras de Portugal e Brasil (2006), Dicionário de escritoras portuguesas: das origens à atualidade (2009) e Dicionário de escritores norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade (2014). Organizou Mulheres e Literatura: ensaios (2013) e O sentido primeiro das coisas: ensaios sobre a obra de Maria Teresa Horta (2015). Dedica-se aos estudos sobre a produção literária feminina, tendo organizado, em setembro de 2009, o XIII Seminário Nacional e o IV Seminário Internacional Mulher e Literatura. 

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Estudos da Linguagem (1996) e Doutora em
Educação (2002), pela Universidade Federal do Rio Grande
do Norte, é professora de Língua Portuguesa do Instituto
Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande
do Norte (IFRN), atuando no Programa de Pós-graduação
em Educação Profssional (PPGEP). Entre os livros publicados destacam-se O romance da Besta Fubana: festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) e Mulheres e Letras: representações femininas em revistas e romances das décadas de 1960 e 1970 (2011).

Downloads

Publicado

2017-07-23

Como Citar

Flores, C., & Cavalcante, I. F. (2017). MEMÓRIA, AMOR E MORTE EM INVENTÁRIO, DE MYRIAM COELI. Revista Decifrar, 4(8), 36. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/3451

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)