EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA COMBATER A CENSURA DE LIVROS LITERÁRIOS

LITERARY EDUCATION IN TEACHER TRAINING: A POSSIBLE WAY TO COMBAT CENSORSHIP OF LITERARY BOOKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.16344

Palavras-chave:

Educação literária, Formação de professores, Censura, Livros literários, Combate à censura

Resumo

As reiteradas situações atuais de censuras aos livros literários motivaram a escrita deste artigo cujo objetivo é defender a formação sólida de professores como ferramenta de combate à censura de livros literários no Brasil. Para isso, realiza-se uma breve retrospectiva dos períodos em que houve censura aos livros no Brasil e logo em seguida são apresentadas a importância do texto literário para a formação do sujeito bem como as suas funções e características. As ideias defendidas neste artigo ancoram-se principalmente nos estudos de Candido (2011) e Andrueto (2012). Como conclusão é possível apontar a perseguição sofrida pelos livros, principalmente os literários, durante governos autoritários e a necessidade de uma formação inicial e continuada sólida que permitam aos professores licenciados em Letras e Pedagogia conhecimentos do que seja o texto literário, as suas funções e características, pois dessa forma terão argumentos suficientes para defenderem as escolhas literárias realizadas e também para planejar e desenvolver aulas que promovam uma educação literária aos seus alunos.

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Biografia do Autor

Andreia dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus de Marília (2021). Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2015). Pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e Literatura pela Faculdade de Rolim de Moura (2008). Licenciada em Letras /Literatura pela União das Escolas Superiores de Cacoal (2005). Professora do Instituto Federal de Rondônia desde 2014 onde além de atuar como docente de Língua Portuguesa, executa projetos de pesquisa e extensão na área de leitura literária infantil e contação de histórias. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Estudos literários e Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação. 

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Publicado

2025-07-09

Como Citar

DOS SANTOS OLIVEIRA, A. EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA COMBATER A CENSURA DE LIVROS LITERÁRIOS: LITERARY EDUCATION IN TEACHER TRAINING: A POSSIBLE WAY TO COMBAT CENSORSHIP OF LITERARY BOOKS. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262516, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.16344. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16344. Acesso em: 16 jul. 2025.