LUCY: A FUGA PERFEITA É SEM VOLTA
LUCY: THE PERFECT ESCAPE IS NO RETURN
Palavras-chave:
Autodefinição;, Autoria feminina negra, Literatura Pós-colonial;, Jamaica KincaidResumo
O presente artigo busca empreender reflexões sobre autodefinição e autoavaliação de Lucy, personagem-título do romance de Jamaica Kincaid. Lucy é oriunda de Antígua, ex-colônia, ainda marcada pela colonialidade que pretende definir papéis e estereótipos para mulheres negras, sobretudo aqueles que as subalternizam e criam imagens de controle. Porém, Lucy subverte esses papéis e cria sua própria liberdade ao ir embora do país e se distanciar para sempre de sua mãe, forjando a liberdade ainda que bastantes fricções da colonialidade, racismo e sexismo. Para tanto, o trabalho se apoia em teorias de Collins (2016, 2019), Vergès (2020), Lorde (2019), Maldonado-Torres (2018), Woodson (2021), dentre outros.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BONNICI, Thomas. Teoria e crítica pós-colonialistas. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (Org.). Teoria Literária: Abordagem Históricas e Tendências Contemporâneas. 3. ed rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2009. p. 253-285.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.
COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 99-127, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/MZ8tzzsGrvmFTKFqr6GLVMn/abstract/?lang=pt Acesso em: 22 maio. 2024.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
DUARTE, Eduardo de Assis. Entre Orfeu e Exu, a afrodescendência toma a palavra. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 2.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: SEPPIR, 2014. p. 13-48. (Precursores, v. 1).
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
KINCAID, Jamaica. Americanas fogem do rótulo das minorias. [Entrevista cedida a] Fernanda Scalzo. Folha de São Paulo, Ilustrada, São Paulo, 21 jul. 1994. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/7/21/ilustrada/1.html. Acesso em: 22 de maio. 2024
KINCAID, Jamaica. Lucy. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1990.
LORDE, Audre. Os usos da raiva: as mulheres reagem ao racismo. In: LORDE, Audre. Irmã outsider. In: Tradução de Stephanie Borges. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 141-153.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Org.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1. ed. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2018. p. 31-61. (Coleção Cultura Negra e Identidades).
PEREIRA, Bruna Cristina Jaquetto. Dengos e zangas das mulheres-moringa: Vivências sexuais de mulheres negras. Pittsburgh, Estados Unidos: Latin America Research, 2020.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. p. 117-142.
SILVA, Márcia Maria da Silveira. O feminismo pós-colonialista de Jamaica Kincaid: rumo à liberdade. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2012.
VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. Tradução de Dias, Jamille Pinheiro; Camargo, Raquel. São Paulo: Editora Ubu, 2020.
WOODSON, Carter Godwin. A des-educação do negro. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 1. ed. São Paulo: Penguin – Companhia das Letras, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 LUCIANA LIS DE SOUZA E SANTOS SOUZA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).