RESÍDUOS MÍTICOS EM SOL DE FEIRA, DE LUIZ BACELLAR

Autores

  • Silvia da Silva Nunes UFAM
  • Cássia Maria Bezerra do Nascimento UFAM

Resumo

Este trabalho aborda os resíduos míticos nos poemas “Rondel do Taperebá” e “Rondel do Tucumã” presentes no livro Sol de Feira do autor amazonense Luiz Bacellar. Cada poema de Sol de Feira é dedicado às frutas típicas da região amazônica, com uso de expressões e de aspectos culturais da região relacionados ao seu imaginário, ao mesmo tempo que o poeta recorre a modos poéticos herdados de diferentes épocas da Literatura. O objetivo deste estudo é de analisar como o poeta recria em versos aspectos da cultura amazônica relacionando-os a resíduos da literatura e da cultura grega, com destaque à mitologia, com  leituras pautadas na Teoria da Residualidade Literária e Cultural, sistematizada por Roberto Pontes (2022), que diz que os resíduos do passado podem ser percebidos em momentos posteriores em uma outra cultura; e em Amazônia: mito e literatura (2003), sobre mito e literatura e Cultura amazônica: uma poética do imaginário (1995) sobre cultura amazônica. As análises dos dois poemas selecionados observaram que poesia e mitos clássicos são envolvidos com novas roupagens na produção poética de Luiz Bacellar, o que leva a concluir que resíduos míticos da literatura e da cultura revelam heranças do passado na construção da poética amazônica.

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos míticos. Cultura amazônica. Sol de Feira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Gabriel Arcanjo Santos de. De sol e frutos – memória e ruptura na poesia de Luiz Bacellar. In: XIII Congresso Internacional da ABRALIC, 2013, Campina Grande. Anais. Campina Grande: UEPB.

BACELLAR, Luiz. Sol de Feira. 3. ed. Manaus: Puxirum, 1985.

KRÜGER, Marcos Frederico. Amazônia: mito e literatura. Manaus: Editora Valer/ Governo do Estado do Amazonas, 2003.

LOUREIRO, J.J. Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995.

MARTINS, Elizabeth Dias. O caráter afrobrasiluso, residual e medieval no Auto da Compadecida. In: Encontro Internacional de Estudos Medievais, 4.; 2003, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: PUC-Minas. p. 517-522.

MENEZES, Eduardo Diatahy Bezerra de. “Prometeu e Pandora entre o espelho e a máscara ou Fantasia, ordem e mistério” (notas sobre Mito e Ideologia). In: Revista de História, n° 118, pp. 97-156 (1985). Disponível em: http:/periódicos.unb/index.php/ textos/article. Acesso em mai. 2023.

PONTES, Roberto. Em torno de um resíduo: Santa Maria Egipcíaca. In: 2º Colóquio do PPRL – Relações Luso-Brasileiras; deslocamentos e permanências, 2004, Rio de Janeiro. Programação no das Sessões Simultâneas no Liceu Literário Português & Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 2004.

PONTES, Roberto. “Cristalização estética como polimento na literatura e na cultura”, p. 112-115 In: PONTES, Roberto. MARTINS, Elizabeth Dias (Orgs). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2015.

PONTES, Roberto. A propósito dos conceitos fundamentais da Teoria da Residualidade. In: Pontes, Roberto. Martins, Elizabete Dias. Cerqueira, Leonildo. Nascimento, Cássia Maria Bezerra do. (Orgs.). Residualidade e Intertemporalidade. Curitiba: CVR, 2017.

PONTES, Roberto. Entrevista sobre a Teoria da Residualidade, com Roberto Pontes, concedida à Rubenita Moreira. In: MOREIRA, Rubenita. Escritos residuais. Fortaleza: Imprece, 2022.

MOREIRA, Aline Leitão; MARTINS, Elizabeth Dias. Resíduos míticos e o amor-paixão em Tritão e Isolda. Revista Decifrar. Vol. 7, Nº 14. p. 111-123, 2020. Disponível em: http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/index. Acesso em maio de 2023.

NEVES, Lidiane Barreto Costa. Sol de feira, de Luiz Bacellar: cultura e imaginário amazônico no pomar da ficção. Revista Téssera. Uberlândia, MG. V. 4, n.1, p.77-100, jul/dez.2021.

OLIVEIRA, José Coutinho. Imaginário Amazônico. Org.: Ana Paula Rebelo Silva, Maria Madalena de Oliveira Rebelo, Paulo Maués Corrêa. Belém: Paka-Tatu, 2007.

VERNANT, Jean-Pierre. O Universo, os Deuses, os Homens. Trad. Rosa Freire de Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

da Silva Nunes, S., & Bezerra do Nascimento, C. M. . (2023). RESÍDUOS MÍTICOS EM SOL DE FEIRA, DE LUIZ BACELLAR. Revista Decifrar, 11(21-B), 42–53. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/13828

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)