A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS E MARGINALIZADAS NA OBRA OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
THE REPRESENTATION OF BLACK AND MARGINALIZED WOMEN IN THE WORK OLHOS D'ÁGUA, BY CONCEIÇÃO EVARISTO
Palavras-chave:
Literatura. Personagens negras. Representatividade. Conceição Evaristo.Resumo
As constantes lutas das mulheres e a ruptura com preconceitos estão revelando avanços e trazendo novas abordagens no âmbito da literatura. Desse modo, se faz necessário investigar as temáticas trazidas por Conceição Evaristo no que diz respeito a verificação de como se dá a representação de personagens negras no livro Olhos D’água. Esta pesquisa busca também refletir acerca da identidade e representatividade de personagens negros na literatura afro-brasileira, trazendo à luz as mazelas com que autoras e personagens são retratados no meio literário. Para tanto, se fará um breve panorama da representação das personagens negras na literatura brasileira, analisando a produção de Conceição Evaristo em um cenário da literatura produzida por homens brancos. Além disso, será feita uma análise comparativa de um conto, observando a representatividade das personagens no contexto social em que são inseridas, desvelando os traços físicos e psicológicos, bem como o espaço social em que estão inseridas e a linguagem literária que dá forma ao perfil dessas personagens. Desse modo, o desenvolvimento desta pesquisa ancorou-se teoricamente nos estudos de autores, como: Santos e Wielewick (2003), Monteiro (2016), Duarte (2013), Dalcastagné (2015), dentre outros. Portanto, consideramos de grande valia trazer para este espaço de discussão a figura da mulher negra, principalmente, como se formata sua representatividade na literatura produzida por Conceição Evaristo.
Downloads
Referências
CUTI, Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010. (Coleção consciência em debate/coordenada por Vera Lúcia Benedito).
DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo. Estudos de literatura brasileira contemporâneo, n. 26, p. 13-71, 14 1 2011.
______. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Horizonte/UERJ, 2012.
DUARTE, Eduardo de Assis. O negro na literatura brasileira. Navegações, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 146-153, jul/dez 2013.
EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, p. 17-31, 2009.
______. Olhos D'agua. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.
MONTEIRO, Liliane Nogueira. A representação da mulher negra na literatura brasileira. Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental. Acre, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/>. Acesso em: 28 set. 2018.
SANTOS, Célia Regina dos; WIELEWICKI, Vera Helena Gomes. Literatura de autoria minorias étnicas e sexuais. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed.Maringá: Eduem, 2009. cap. 19, p. 337-352.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Laura Dantas Reis,
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).