DAS DORES E DOS SUPLÍCIOS - A PUNIÇÃO DOS CORPOS EM UALALAPI, DE UNGULANI BA KA KHOSA

Autores

  • Ataíde Junio Fonseca Martins PPGL - UFAM/ Egresso
  • Nícia Petreceli Zucolo PPGL - UNVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Palavras-chave:

relações de poder, relações de violência, Ualalapi, punição dos corpos.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como a violência na punição dos corpos acontece no texto Ualalapi (2018), do autor moçambicano Ugulani Ba Ka Khosa, mostrando-se como uma incursão que converge literatura e história em um modelo de ficção desafiador: a metaficção historiográfica. Nela se encontra uma interessante exemplificação da tipologia textual pós-moderna trabalhada por Linda Hutcheon. Além disso, propõe-se analisar como as relações de poder se manifestam entre o imperador Ngungunhane e quatro personagens destacadas: Domia, seu pai Mputa, Damboia e Manua. A proposta de análise ancora-se nas relações de poder trabalhadas por Michel Foucault, bem como naquilo que define como relações de violência, ampliando-se, também, ao que teoriza Marilena Chaui, quando diferencia relações de poder das de violência. Pela possibilidade de interpretativa, outros autores são acionados, considerando-se as análises peculiares às personagens aqui definidas. Em Ualalapi, a violência, além de fio condutor, é instrumento de manutenção de poder e de suas emaranhadas relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nícia Petreceli Zucolo , PPGL - UNVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Doutora em Letras - Literatura Portuguesa - pela Universidade de São Paulo, Professora do Programa de pós graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Referências

CHAUÍ, Marilena. Ética e Violência, Colóquio e Interlocuções. Londrina, 1998

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução: Renato da Silveira. Salvador: Editora UFBA, 2008.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução: Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: A vontade de saber. 13ª. Tradução: J. A. Guilhon Albuquerque Maria Thereza da Costa Albuquerque. Vol. 1. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Micrifísica do Poder. 5. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. (tradução de Raquel Ramalhete). 42. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

HAN, Byung-Chul. Topologia da violência. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

KHOSA, UngulaniBa Ka. Gungunhana – Ualalapi / As mulheres do imperador. São Paulo: Kapulana, 2018.

PEREIRA, Josana Maria Oliveira. Relativização do Estupro – uma análise foucaultiana do estupro nos discursos sociais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letra, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, p.42. 2018.

SARDENBERG, Cecilia. De Sangrias, Tabus e Poderes: A Menstruação em uma perspectiva sócio-antropológica. [S.l.] Revista Estudos Feministas, 1994. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6846. Acesso em: 24/07/2019.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Junio Fonseca Martins, A., & Petreceli Zucolo , N. (2023). DAS DORES E DOS SUPLÍCIOS - A PUNIÇÃO DOS CORPOS EM UALALAPI, DE UNGULANI BA KA KHOSA . Revista Decifrar, 11(21-B), 69–99. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/13750

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)