A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A TRANSDISCIPLINARIDADE DA LITERATURA INFANTIL COM TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL

Autores

  • Andrialex William da Silva UFRN
  • Francisco Leilson da Silva IFRN

Resumo

Um caminho possível para uma educação antirracista é a prática com a Literatura Infantil com Temática Étnico-Racial (LITER), considerando sua transdisciplinaridade e seu potencial educacional. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a percepção de professoras sobre o potencial transdisciplinar da literatura infantil com temática étnico-racial, considerando que o texto literário nos permite conhecer elementos das culturas negras e indígenas. A pesquisa de abordagem qualitativa, se baseou em um estudo interventivo, no qual 57 professoras leram e analisaram oito obras de LITER, nos informando quais discussões tais textos poderiam suscitar em suas salas de aula. As respostas das docentes se enquadram em quatro categorias temáticas: lugares geográficos e histórias dos povos; costumes, valores e tradições; relações sociais, respeito, preconceito e racismo; crenças, religiões e espiritualidade. Concluímos que as professoras estão sensíveis à discutibilidade das obras de LITER, que versam sobre diferentes temáticas, evidenciando o caráter transdisciplinar da literatura.  

Biografia do Autor

Andrialex William da Silva , UFRN

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Literatura e Ensino e em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte e em Psicopedagogia Escolar pela Faculdade Maurício de Nassau. Mestre e atualmente doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.

Francisco Leilson da Silva, IFRN

Possui Mestrado em linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Bolsista de iniciação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, professor - Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e atuou como professor, orientador e tutor na Educação a Distância (UAB- EaD- IFRN). Doutorando PPGEL - UFRN

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)