A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A TRANSDISCIPLINARIDADE DA LITERATURA INFANTIL COM TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL
Resumo
Um caminho possível para uma educação antirracista é a prática com a Literatura Infantil com Temática Étnico-Racial (LITER), considerando sua transdisciplinaridade e seu potencial educacional. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a percepção de professoras sobre o potencial transdisciplinar da literatura infantil com temática étnico-racial, considerando que o texto literário nos permite conhecer elementos das culturas negras e indígenas. A pesquisa de abordagem qualitativa, se baseou em um estudo interventivo, no qual 57 professoras leram e analisaram oito obras de LITER, nos informando quais discussões tais textos poderiam suscitar em suas salas de aula. As respostas das docentes se enquadram em quatro categorias temáticas: lugares geográficos e histórias dos povos; costumes, valores e tradições; relações sociais, respeito, preconceito e racismo; crenças, religiões e espiritualidade. Concluímos que as professoras estão sensíveis à discutibilidade das obras de LITER, que versam sobre diferentes temáticas, evidenciando o caráter transdisciplinar da literatura.
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