AVALOVARA: QUADROS SONOROS MUSICAIS NAS VIAGENS DE ABEL PELO CONTINENTE EUROPEU

Autores

  • Martha Costa Guterres Paz UFRGS

Resumo

Este trabalho aborda alguns aspectos relacionados ao tema A – Roos e as cidades. A cena da catedral de Notre-Dame mostra a mistura de ruídos desagradáveis em uma paisagem urbana moderna de Paris, no final da década de 1950, com a execução do Salmo In Convertendo Dominus, de André Campra. Para uma compreensão mais clara acerca da evolução da música erudita na Europa e, portanto, das razões pelas quais Roos é associada ao passado cultural do Velho Continente faz-se uma breve incursão pela história do salmo de André Campra, dos órgãos de tubos da catedral de Notre-Dame, dos grandes compositores que por ali passaram, de suas escolas e dos estilos musicais relevantes a elas relacionados. Alguns sons são repetitivos ao longo da narrativa, aparecendo como indicativos de personagens, situações e objetos, tal qual leitmotivs de uma peça musical. Constituem-se em motivos condutores que trazem equilíbrio, coesão e expressividade ao desenrolar do texto ficcional.

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Biografia do Autor

Martha Costa Guterres Paz , UFRGS

UFRGS

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Guterres Paz , M. C. (2022). AVALOVARA: QUADROS SONOROS MUSICAIS NAS VIAGENS DE ABEL PELO CONTINENTE EUROPEU . Revista Decifrar, 10(19), 25–36. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/11131

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)