AVALOVARA: QUADROS SONOROS MUSICAIS NAS VIAGENS DE ABEL PELO CONTINENTE EUROPEU
Resumo
Este trabalho aborda alguns aspectos relacionados ao tema A – Roos e as cidades. A cena da catedral de Notre-Dame mostra a mistura de ruídos desagradáveis em uma paisagem urbana moderna de Paris, no final da década de 1950, com a execução do Salmo In Convertendo Dominus, de André Campra. Para uma compreensão mais clara acerca da evolução da música erudita na Europa e, portanto, das razões pelas quais Roos é associada ao passado cultural do Velho Continente faz-se uma breve incursão pela história do salmo de André Campra, dos órgãos de tubos da catedral de Notre-Dame, dos grandes compositores que por ali passaram, de suas escolas e dos estilos musicais relevantes a elas relacionados. Alguns sons são repetitivos ao longo da narrativa, aparecendo como indicativos de personagens, situações e objetos, tal qual leitmotivs de uma peça musical. Constituem-se em motivos condutores que trazem equilíbrio, coesão e expressividade ao desenrolar do texto ficcional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).