O CAMPO DE CONFLITO ENTRE PAULO HONÓRIO E MADALENA: GÊNERO E POLÍTICA EM SÃO BERNARDO
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, a partir de elementos alegóricos que simbolizam a oposição política, direita e esquerda. Tais forças serão interpretadas como representações de gênero, marcadas, no romance, pelos pares Paulo Honório e Madalena. Como referencial para embasar a teoria política foi utilizado o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, com a obra Manifesto do Partido Comunista (2009). Na fundamentação da oposição de gênero, segundo seus espaços ideológicos e políticos, a pesquisa teve como base os estudos de Rosiska Darcy de Oliveira, com o artigo Elogio da diferença: o feminino emergente (2012), bem como de Roswitha Scholz, O sexo do capitalismo (2000). Ainda foram utilizadas as teorias literárias de Antonio Candido, Literatura e Sociedade (2006), Eunaldo Verdi, Graciliano e a Critica Literária (1999) e João Adolpho Hansem, com Alegoria - construção e interpretação da metáfora (2007), este para embasar a teoria alegórica. Assim, busca-se compreender os mecanismos utilizados pelo autor para evidenciar as problemáticas vigentes no país, na década de 30, período de publicação da obra, assim como buscar o campo harmônico entre os elementos dispostos ao longo da narrativa.Downloads
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Como Citar
Pinagé, C. de A. C., Pereira, C. L., Leite, L. G. da S., Batista, R. F., & Simas, K. (2015). O CAMPO DE CONFLITO ENTRE PAULO HONÓRIO E MADALENA: GÊNERO E POLÍTICA EM SÃO BERNARDO. Revista Decifrar, 3(5), 68. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1079
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ARTIGOS (DOSSIÊ)
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