FACES DE CLARICE: DEPOIMENTO, VIDA E OBRA

Autores

  • Pedro Thiago Santos de Souza Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Nesse trabalho propomo-nos a comparar a configuração literária das biografias “Clarice uma vida que se conta” de Nádia Battella Gotlib e “Clarice,” de Benjamin Moser, em cujas obras os autores assumem a complexa tarefa de narrar a vida de Clarice Lispector, organizando depoimentos, documentos e outros registros de forma a criar, consciente ou inconscientemente, uma personagem passível de análise, sem que para isso busquem a veracidade dos fatos narrados. Empregamos como quadro teórico as ideias propostas por Leonor Arfuch na publicação “O espaço biográfico” no qual a autora cria, por meio de estudos da linguagem e sociológicos, um espaço para o estudo biográfico que vai das biografias canônicas até as formas mais contemporâneas de narrar a vida. Como resultado desse estudo, verificamos que as vivências e relatos narrados nas mencionadas biografias são passiveis de análise, por meio da configuração literária, e que temas referentes à intenção do biógrafo influenciam no ato de narrar a vida do artista. Esta investigação é realizada pelo proponente desse trabalho como pesquisador de iniciação científica (PIBIC), executada na Universidade Federal do Amazonas e orientado pelo professor doutor Gabriel Arcanjo Santos Albuquerque.

Biografia do Autor

Pedro Thiago Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Graduando em Letras língua e literatura portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas, faz parte do programa de iniciação científica.

Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Doutor em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo

Downloads

Como Citar

Souza, P. T. S. de, & Albuquerque, G. A. S. de. (2015). FACES DE CLARICE: DEPOIMENTO, VIDA E OBRA. Revista Decifrar, 3(5), 18. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1075

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)