A FACE DE LILITH EM INÊS DE CASTRO

Autores

  • Rossemberg da Silva Freitas Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Cássia Maria Bezerra do Nascimento Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

A Literatura Portuguesa é um local amplo para significações, e uma personagem merece destaque dentre os nomes citados pelos poetas lusitanos: Inês de Castro, amante e amor de D. Pedro, que, mesmo depois de morta, foi adorada e aclamada como Rainha. É possível perceber que a essência da personagem é contraditória, visto que, ao se olhar de uma forma mítica, levando em consideração as faces femininas de Eva e Lilith, ambas estão em Inês. E nossa hipótese é de que, nos textos literários nos quais Inês de Castro é ilustrada, ora transparece-lhe mais Lilith, ora Eva sobressai ao caráter. O presente trabalho é parte de projeto de iniciação à pesquisa e visa compreender e investigar a face mítica de Lilith em Inês de Castro na adaptação feita em quatro atos, por Júlio Dantas, da “Castro”, de António Ferreira. Estes aspectos serão estudados frente à teoria da Residualidade Literária e Cultural e ao Estudo do Mito.

Biografia do Autor

Rossemberg da Silva Freitas, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduando em Letras- Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas

Cássia Maria Bezerra do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Sociedade e Cultura da Amazônia pela UFAM e Mestre e Letras pela UFC. Professora do DLLP e do Programa de Pós-graduação em Letra da UFAM.

Downloads

Como Citar

Freitas, R. da S., & Nascimento, C. M. B. do. (2015). A FACE DE LILITH EM INÊS DE CASTRO. Revista Decifrar, 3(5), 30. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1074

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)