"O ATENEU": SEXUALIDADE, PODER E FORTUNA CRÍTICA

Autores

  • José Ribamar Eliziário Filho UNINILTON LINS
  • Keyla Cirqueira Cardoso Nunes Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

A busca de um caminho para se estudar a ficção de Raul Pompéia numa homenagem ao seu centésimo quinquagésimo aniversário, incitou-nos a realizar reflexões sobre o romance O Ateneu, obra ficcional mais conhecida do autor. Nesse prisma, esse artigo tem por escopo discutir as relações de sexualidade e poder presentes na obra, bem como tecer brevemente e de forma recortada a fortuna crítica do romance. Para tanto, recorreremos a estudos críticos feitos por teóricos renomados que versam acerca do tema a ser discutido, sobre a estruturação literária, aspectos históricos, linguísticos e técnicas artísticas utilizadas pelo prosador que inovara sutilmente a sintaxe literária do romance do século XIX. Para a baila, mobilizaremos os críticos Luciana Stegagno-Picchio em História da Literatura Brasileira (2004), Alfredo Bosi em História Concisa da Literatura Brasileira (1994), Afrânio Coutinho com o livro A literatura no Brasil Vol.04 (2004) e Michel Foucault em História da Sexualidade (1988).

Biografia do Autor

José Ribamar Eliziário Filho, UNINILTON LINS

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras. Manaus.

Keyla Cirqueira Cardoso Nunes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras. Manaus - Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM)

Downloads

Como Citar

Eliziário Filho, J. R., & Nunes, K. C. C. (2014). "O ATENEU": SEXUALIDADE, PODER E FORTUNA CRÍTICA. Revista Decifrar, 1(2), 3. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1022

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)