Pedagogia mecânica e pedagogia digital
dicotomias educacionais refletidas sobre a geração "nem-nem"
DOI:
https://doi.org/10.69696/somanlu.v22i1.11024Palabras clave:
Educação, Desemprego, EconomiaResumen
Vítimas do desalento e da baixa qualificação profissional a geração “nem-nem” personifica o mais recente fenômeno social brasileiro caracterizado por pessoas que desistiram de procurar trabalho, agravado pelo desinteresse nos estudos. São jovens entre 18 e 25 anos que não se sentem atraídos pela escola, que nem estudam e nem trabalham, presos em barreiras socioculturais relacionadas à pobreza e ao gênero. Esta pesquisa documental e bibliográfica, de cunho teórico, investigou as raízes dessa complexidade e seus impactos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. O objetivo da pesquisa é refletir sobre as causas do revés e contribuir com políticas públicas para uma educação abrangente e qualitativa.
Descargas
Citas
CARDOSO, Adalberto. Juventude, trabalho e desenvolvimento: elementos para uma agenda de investigação. Caderno CRH, Salvador, v. 26, n. 68, p. 293-314, Maio/Ago. 2013.
CASTRO, Vanessa Gomes de; TAVARES JUNIOR, Fernando. Jovens em Contextos Sociais Desfavoráveis e Sucesso Escolar no Ensino Médio. Educ. Real. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 239-258, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S2175-62362016000100239&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 31 jul. 2020.
DE MASI, Domenico. Alfabeto da sociedade desorientada: para entender o nosso tempo. São Paulo: Objetiva, 2017.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2017. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2018.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 17 mar. 2020.
LUNGARZO, Carlos. O que é ciência. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MOLICA, Fernando. BUSTAMANTE, Luisa. VIEIRA, Maria Clara. Meia-volta, volver. Veja, edição 2608, ano 51, nº 46, p. 76, 14 nov. 2018.
MONROE, Camila. RATIER, Rodrigo. O piso é apenas o primeiro degrau. Nova escola, ano XXVI, nº 241, p. 36, abril 2011.
MONTEIRO, Joana da Costa Martins. Quem são os jovens nem-nem? Uma análise sobre os jovens que não estudam e não participam do mercado de trabalho. Rio de Janeiro: FGV IBRE, 2013.
OCDE. Education at a glance. OECD indicators. OECD Publishing, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/eag-2017-en. Acesso em: 15 mar. 2018.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática: participação da comunidade na escola. Nosso Fazer, Curitiba, ano 1, n. 9, ago. 1995, p. 1 Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997b.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
RITTO, Cecília. WEINBERG, Mônica. A nova cor do ensino médio. Veja, edição 2497, ano 49, nº 39, p. 76, 28 set. 2016.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2013.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre Ciências da Natureza e escola. Ensaio. Belo Horizonte. v.17, p. 49-67, novembro, 2015.
STAREPRAVO, Ana Ruth. Estratégias interdisciplinares na educação infantil e séries iniciais. In: Temas em Educação IV. Curitiba: Futuro Congressos e Eventos, 2005, (10-23).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)