Pedagogia mecânica e pedagogia digital

dicotomias educacionais refletidas sobre a geração "nem-nem"

Autores

  • Antonio Carlos Batista de Souza Instituto Federal do Amazonas
  • Artemis de Araujo Soares Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Paula Bastos da Silva Faculdade Metropolitana de Manaus

DOI:

https://doi.org/10.69696/somanlu.v22i1.11024

Palavras-chave:

Educação, Desemprego, Economia

Resumo

Vítimas do desalento e da baixa qualificação profissional a geração “nem-nem” personifica o mais recente fenômeno social brasileiro caracterizado por pessoas que desistiram de procurar trabalho, agravado pelo desinteresse nos estudos. São jovens entre 18 e 25 anos que não se sentem atraídos pela escola, que nem estudam e nem trabalham, presos em barreiras socioculturais relacionadas à pobreza e ao gênero. Esta pesquisa documental e bibliográfica, de cunho teórico, investigou as raízes dessa complexidade e seus impactos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. O objetivo da pesquisa é refletir sobre as causas do revés e contribuir com políticas públicas para uma educação abrangente e qualitativa.

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Publicado

16-10-2022

Como Citar

SOUZA, A. C. B. de; SOARES, A. de A. .; SILVA, A. P. B. da. Pedagogia mecânica e pedagogia digital: dicotomias educacionais refletidas sobre a geração "nem-nem". Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 22, n. 1, p. 108–124, 2022. DOI: 10.69696/somanlu.v22i1.11024. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/11024. Acesso em: 7 jul. 2025.