TRABALHO DE CAMPO NA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA

Autores

  • Rosilene Carvalho de Paiva Aguiar
  • Elias Aguiar de Souza
  • José Ricardo Rodrigues Rocha

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) sugerem que o ensino deve deixar de lado asmetodologias tradicionais e incorporar novas metodologias, o trabalho de campo na estaçãometeorológica de Jataí é uma ferramenta pedagógica no ensino de climatologia é uma atividade doprojeto “Aprendendo climatologia utilizando uma estação meteorológica” tem como objetivopromover a aprendizagem diferente a respeito do tempo e clima para os alunos do ensino fundamentalI e II e Médio por meio da estação meteorológica interligando esses conhecimentos para o cotidianodos alunos. A metodologia seguiu as seguintes etapas: a) treinamento dos bolsistas na estaçãometeorológica, b) confecção dos convites e divulgação nas escolas municipais, estaduais eparticulares; c) realização da aula prática (trabalho de campo), d) aplicação do questionário sobre avisita e tabulação dos dados. Assim recebemos três escolas com um total de 162 alunos para o trabalhode campo com idade de 7 a 18 anos, estes apresentaram grande interesse e curiosidade aosequipamentos meteorológicos, ao funcionamento e a importância da estação meteorológica e dotrabalho realizado para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-06

Como Citar

Paiva Aguiar, R. C. de, Aguiar de Souza, E., & Rodrigues Rocha, J. R. (2012). TRABALHO DE CAMPO NA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA. REVISTA GEONORTE, 3(8), 241–249. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2279