ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE PRECIPITAÇÃO E CASOS DE DENGUE NA CIDADE DE JATAÍ, GOIÁS
Resumo
O Aedes aegypti se reproduz através de água acumulada em recipientes utilizados pelo homem. De acordo com FUNASA (2001), em 1779 teve os primeiros relatos dengue, na Ilha de Java, no Brasil há referências de epidemias desde 1923, em Niterói/RJ. Para Mendonça et al. (2009), fatores ambientais e sociais também estão associados à expansão dos vetores de doenças. Estudos realizados por Campos (2009), Costa et al. (2011), Flexa, et al. (2012), demostram uma influência da precipitação com os casos de dengue. O objetivo do trabalho foi avaliar a relação da precipitação pluvial com os casos de dengue em Jataí – Goiás, de 2007 a 2011. Os dados meteorológicos foram obtidos por pluviômetros do “Projeto clima urbano de Jataí”, instalados no Centro Tecnológico Sucam (P1); UFG, Câmpus Jataí – Unidade Riachuelo (P2) e Centro Sucam (P3). Os dados de dengue foram fornecidos pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Jataí. Verificamos que a média pluviométrica teve um decréscimo de 2007 de 1270 mm para 1053 mm em 2011. Os casos de dengue apresentaram crescimento e decréscimo passando de 224 (2007) para 1704 (2010) diminuinDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Rodrigues Rocha, J. R., Fátima Mariano, Z. de, Paiva Aguiar, R. C. de, & Lima, A. M. de. (2012). ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE PRECIPITAÇÃO E CASOS DE DENGUE NA CIDADE DE JATAÍ, GOIÁS. REVISTA GEONORTE, 3(9), 773–. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2536
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).