CORRELAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS DE MASSA E PLUVIOSIDADE NAS ÁREAS DE RISCO DO MACIÇO DE JABURUNA, VILA VELHA – ES
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.55.242.270Palavras-chave:
Redução de riscos de desastres, Índices pluviométricos, Proteção e defesa civil, Sistemas de alerta antecipado, Vila Velha (ES)Resumo
O Maciço de Jaburuna em Vila Velha, Espírito Santo, é uma região de encostas densamente ocupada que tem sido ao longo dos anos afetada por episódios frequentes de movimentos de massa ocasionados por chuvas intensas, trazendo transtornos para sua população e infraestruturas, configurando-se uma área desafiadora para as políticas de Proteção e Defesa Civil e Redução de Risco de Desastres (RRD). O presente artigo propôs-se a desenvolver um estudo de correlação entre movimentos de massa e pluviosidade, de modo a fornecer parâmetros para subsidiar a elaboração de um sistema de alertas antecipado para a referida área. A análise dos resultados do estudo indicou que os intervalos de 6h, 24h e 96h possuem maior influência na deflagração de deslizamentos. Destaca-se que para as chuvas de grande intensidade e curta duração, a análise sugere que podem provocar movimentos de massa independentemente do volume prévio acumulado. Os valores mínimos observados para a ocorrência de eventos geológicos foram de 22,99 mm/6h, 39,22 mm/24h e 53,63 mm/96h, definidos como limiares de monitoramento para níveis de observação. Os valores acima de 39,22 mm/6h; 39,22 mm/24h e 58,08 mm/96h foram definidos como limiares para níveis de atenção. Como limiares para níveis de alerta, estabeleceu-se os valores acima de 93,91 mm/6h; 111,23 mm/24h e 132,05 mm/96h.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA GEONORTE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
