CARTOGRAFIA TÁTIL ESCOLAR

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DURANTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Armando Brito da Frota Filho Secretaria Municipal de Educação – SEMED
  • Anne Carolina Marinho Dirane Secretaria de Estado e Educação e Qualidade de Ensino – SEDUC
  • Lílian Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.53.301.319

Palavras-chave:

mapa tátil, geografia, cartografia, inclusão

Resumo

A inclusão tem sido pauta recorrente e necessária na sociedade e é urgente o desenvolvimento e a aplicação de práticas inclusivas no ensino para que o processo de aprendizado se tornar mais eficaz. O presente trabalho teve o objetivo de conscientizar professores de geografia do ensino fundamental sobre a importância de práticas inclusivas envolvendo cartografia tátil. Oficinas de produção e discussão de mapas táteis foram elaborados para 23 professores da rede pública de ensino municipal no âmbito da formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de educação – SEMED. A formação teve a finalidade de capacitar os professores e prepará-los para os novos desafios e necessidades crescentes da educação. O ensino da cartografia é abordado no ensino fundamental e médio e a oficina possibilitou ao professor a confecção de mapas táteis de forma que o aluno consiga sentir a imagem através do tato, sendo especialmente importante para os alunos com alguma perda de visão. Os mapas foram elaborados utilizando materiais de fácil acesso e baixo custo e após ocorreu uma roda de conversa com as avaliações dos mapas produzidos, sendo unânime a aprovação entre os participantes.

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Publicado

2025-08-10

Como Citar

Brito da Frota Filho, A., Marinho Dirane, A. C., & Carvalho, L. (2025). CARTOGRAFIA TÁTIL ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DURANTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REVISTA GEONORTE, 16(53). https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.53.301.319

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