TERRITORIALIDADE DE FRONTEIRA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA QUESTÃO FRONTEIRIÇA NO CONTEXTO DO MERCOSUL
Palabras clave:
fronteira, territorialidade, desenvolvimento regional.Resumen
A produção de ideias sobre o desenvolvimento de uma região ocorre em ambiente marcado pelas raízes históricas, pelas configurações políticas, além da própria estrutura física do território. O presente trabalho visa compreender a construção teórica das últimas décadas do século XX e início do século XXI sobre o desenvolvimento de uma territorialidade de fronteira da região platina e analisar as possíveis influências das concepções hegemônicas e suas implicações sobre a organização social regional. Ao propor uma redefinição desta fronteira percebe que fronteira não é apenas uma linha demarcatória da divisa entre dois países, mas demonstra quão complexo é o processo histórico para a formação desta fronteira que envolve inúmeros atores que advém da mobilidade da população marcada pela diferença do imaginário de cada um.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Santos, C. R. dos, & Rückert, A. A. (2013). TERRITORIALIDADE DE FRONTEIRA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA QUESTÃO FRONTEIRIÇA NO CONTEXTO DO MERCOSUL. REVISTA GEONORTE, 4(12), 299–317. Recuperado a partir de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1167
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).