O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA
Resumo
Este artigo é parte dos resultados do projeto Aquecimento global: mito ou realidade uma analise noslivros didáticos, financiado pelo Programa Bolsas de Licenciatura-PROLICEN. O objetivo foi aconstrução de um pluviômetro, por meio de materiais reutilizados com os alunos da escola rural(Escola Municipal Romualdo Alves) do município de Jataí – GO. A metodologia fundamentou-se naconstrução de um aparelho meteorológico, pluviômetro, com os alunos e a confecção do mapapluviométrico da região onde os eles moram. A elaboração do trabalho foi dividida em quatro partes:construção do pluviômetro em sala de aula; a instalação do pluviômetro nas casas dos alunos; amedição da chuva; espacialização dos dados para construção do mapa pluviométrico. Com estetrabalho realizado na escola, trabalhamos com a construção do conhecimento de uma maneira práticadiária, fazendo observações e experiências, deixando o aluno não apenas como observador e sim comoautor do fazer parte da construção do conhecimento, também trabalhamos com a interdisciplinaridade,junto a matemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Ferreira Rezende, D., Fátima Mariano, Z. de, & Carvalho de Paiva Aguiar, R. (2012). O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA. REVISTA GEONORTE, 3(8), 207–217. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2275
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).