TRABALHO DE CAMPO NA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA
Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) sugerem que o ensino deve deixar de lado asmetodologias tradicionais e incorporar novas metodologias, o trabalho de campo na estaçãometeorológica de Jataí é uma ferramenta pedagógica no ensino de climatologia é uma atividade doprojeto “Aprendendo climatologia utilizando uma estação meteorológica” tem como objetivopromover a aprendizagem diferente a respeito do tempo e clima para os alunos do ensino fundamentalI e II e Médio por meio da estação meteorológica interligando esses conhecimentos para o cotidianodos alunos. A metodologia seguiu as seguintes etapas: a) treinamento dos bolsistas na estaçãometeorológica, b) confecção dos convites e divulgação nas escolas municipais, estaduais eparticulares; c) realização da aula prática (trabalho de campo), d) aplicação do questionário sobre avisita e tabulação dos dados. Assim recebemos três escolas com um total de 162 alunos para o trabalhode campo com idade de 7 a 18 anos, estes apresentaram grande interesse e curiosidade aosequipamentos meteorológicos, ao funcionamento e a importância da estação meteorológica e dotrabalho realizado para a sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Paiva Aguiar, R. C. de, Aguiar de Souza, E., & Rodrigues Rocha, J. R. (2012). TRABALHO DE CAMPO NA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA. REVISTA GEONORTE, 3(8), 241–249. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2279
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).