CARACTERIZAÇÃO BIOCLIMÁTICA DE CAMPO MOURÃO
Palavras-chave:
clima, classificação, climatologia, bioclimatologia.Resumo
A cidade de Campo Mourão-Pr é o pólo de uma região cuja atividade econômica principal é a agricultura. Sendo que essa atividade é muito dependente das condições do ambiente climático, é de grande relevância o entendimento do clima. Tendo como objetivo ampliar os conhecimentos do comportamento climático, executou-se a classificação bioclimática para Campo Mourão. Para essa classificação, foi utilizada a metodologia proposta por Rivas-Martínez, ela determinar parâmetros e índices bioclimáticos. A aplicação da metodologia considera a temperatura, e a altura pluviométrica principalmente. Os dados foram fornecidos pela Estação Climatológica Principal de Campo Mourão, e a série estudada foi o período de 2000 a 2010. Os índices bioclimáticos de Rivas-Martínes foram comparados com os climogramas de Gaussen. Os resultados mostram que a região é de transição climática e há variação interanual. Todos os anos estudados apresentaram particularidades. Mesmo considerando que a aplicação da metodologia foi um ensaio, espera-se que os resultados sejam mais um recurso para o planejamento das atividadDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Fontini de Souza, J., & Assunção Borsato, V. da. (2012). CARACTERIZAÇÃO BIOCLIMÁTICA DE CAMPO MOURÃO. REVISTA GEONORTE, 3(8), 88–98. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2265
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).