O BALANÇO HÍDRICO DE CAMPO MOURÃO E A VARIAÇÃO NOS ANOS DE LA NIÑA NA SÉRIE HISTÓRICA 1990-2010.
Palavras-chave:
Climatologia, deficiência hídrica, solos.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi elaborar e analisar o extrato do Balanço Hídrico Mensal para omunicípio de Campo Mourão na série histórica 1990-2010, utilizando o método de Thornthwaite everificar se o fenômeno La Niña influencia na disponibilidade de água no solo. Para os cálculos foramutilizados os dados da chuva mensal e temperatura média mensal A principal finalidade do balançohídrico foi identificar os períodos de deficiência ou de disponibilidade de água no solo para aagricultura, executados somente para os anos da série em que se constataram a ocorrência da La Niña.Campo Mourão está em uma região de transição climática e a La Niña causa mais irregularidade eperíodos de falta de chuva. Verificou-se que para os anos de Lã Nina de duração maior há maisirregularidade e escassez.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Assunção Borsato, V. da, & Calderon, G. (2012). O BALANÇO HÍDRICO DE CAMPO MOURÃO E A VARIAÇÃO NOS ANOS DE LA NIÑA NA SÉRIE HISTÓRICA 1990-2010. REVISTA GEONORTE, 3(5), 956 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2158
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).