A LA NIÑA E A DINÂMICA ATMOSFÉRICA EM CAMPO MOURÃO NA PRIMAVERA DE 2010
Palavras-chave:
Sistemas atmosféricos, distribuição das chuvas, agricultura.Resumo
A La Niña é um fenômeno natural que tem causado apreensão para os agricultores da região deCampo Mourão. O histórico do fenômeno mostra que em ano de manifestação há redução no volume daschuva para a região e também pode ocorrer irregularidade na sua distribuição. Os Institutos meteorológicosdivulgaram a volta do fenômeno La Niña para o ano de 2010/2011. A principal consequência para a região éa diminuição ou irregularidade das chuvas, por isso, acompanhar diariamente os tipos de tempo através daanálise da dinâmica atmosférica e compará-los com dados do tempo de 2009, ano consideradoclimatologicamente normal para Campo Mourão, embora sob a atuação do El Niño. O estudo comparativofoi a maneira utilizada para verificar a intensidade das irregularidades climáticas. A presente pesquisa fez umrecorte temporal e investigou o clima da região de Campo Mourão na primavera de 2009 e na de 2010,através da análise das massas de ar e da análise rítmica, cujo objetivo principal foi comparar diversoselementos do tempo e a dinâmica atmosférica na primavera de 2009 com a de 2010. A primavera é a estaçãoem que o solo é preparado e os cultivares da safra de verão semeadas. Os resultados mostraram que ascondições climáticas na estação de 2010 foram semelhantes às de 2009, talvez até melhores, considerandoque a pluviosidade foi regular, assim como os demais elementos analisados também apresentaram pequenasoscilações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Assunção Borsato, V. da, & Calderon, G. (2012). A LA NIÑA E A DINÂMICA ATMOSFÉRICA EM CAMPO MOURÃO NA PRIMAVERA DE 2010. REVISTA GEONORTE, 3(5), 690–700. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2124
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).