A EXPANSÃO DOS FRONTS AGRÍCOLAS E PLANEJAMENTO AMBIENTAL E TERRITORIAL NO NORDESTE BRASILEIRO
Palavras-chave:
Fronts agrícolas. Planejamento ambiental e territorial. Nordeste brasileiro.Resumo
Nos últimos trinta anos, a região Nordeste do Brasil tem passado por profundos processos detransformações estruturais no campo, e em especial, nas áreas que compreendem o bioma Cerrado. Aexpansão dos fronts agrícolas nesta região proporciona a cada ano, um novo planejamento ambiental eterritorial, que têm contribuído fortemente para mudanças geoambientais locais, na medida em que, oprocesso de uso e ocupação vem modelando de, forma acelerada, as feições da paisagem nestaslocalidades. Desta forma, o objetivo principal deste artigo foi analisar como a consolidação dos frontsagrícolas tem contribuído para o direcionamento do planejamento ambiental e territorial no Nordestebrasileiro, sobretudo no Estado do Piauí. Para isso, o percurso metodológico seguido foi em primeirolugar, um levantamento da bibliografia ora pertinente a temática e a realização de um trabalho decampo onde foram feitas entrevistas informal e formal junto à comunidade local, sobretudo comgestores de órgãos públicos, seguido de um levantamento fotográfico. Com base nisto, verificou-seque a expansão dos fronts agrícolas no Nordeste, e em especial no Piauí, tem levado a umadinamização socioambiental destas localidades e, que a aplicação de estudos que relacione aGeoecologia da Paisagem como concepção teórica norteadora, é muito eficaz na região, pois articulaos elementos dos sistemas naturais e antrópicos na compreensão da dinâmica da paisagem como basede conhecimentos essenciais aos estudos de planejamento ambiental e territorial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Fonseca Barbosa, A. M., & Jesus Costa, J. de. (2012). A EXPANSÃO DOS FRONTS AGRÍCOLAS E PLANEJAMENTO AMBIENTAL E TERRITORIAL NO NORDESTE BRASILEIRO. REVISTA GEONORTE, 3(6), 379–389. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1954
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).