ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA MICROBACIA RIBEIRÃO BONITO, APOIADA EM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO.
Palavras-chave:
Uso e ocupação da terra, Áreas de Preservação Permanente, Geoprocessamento.Resumo
Com o crescimento populacional e o consumo exacerbado, os recursos naturais são constantementeexplorados. As matas ciliares podem ser consideradas um dos recursos mais ameaçado e sujeito adegradação. No intuito de monitorar os problemas ambientais, os SIGs, aliados as técnicas degeoprocessamento, apresentam grande potencialidade. Estes permitem o acúmulo e manipulação degrande número de informações, bem como a representação cartográfica dessas variáveis, tornando-seessa técnica um excelente meio para analise do uso e ocupação das terras, no caso, nas Áreas dePreservação Permanente. O objetivo foi realizar o mapeamento das APPs da microbacia do RibeirãoBonito, e identificar os diferentes usos e ocupações nestas áreas. Através das técnicas degeoprocessamento os usos da terra, foram delimitados e mapeados. Foram utilizadas as imagens desatélite ALOS do sensor PRISM (2,5 m de resolução), cartas topográficas na escala de 1: 50.000. Parao processamento das imagens, foram utilizados os SIGs ArcGIS 9.3.1 e Idrisi Taiga. O produto finalresultou em mapas de uso da terra em APP, e de uso adequado e inadequado das terras, revelando opredomínio de condições adequadas de uso, porém com a presença de impactos ambientais, comoerosões e assoreamento dos rios e nascentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Marina Zanata, J., Luis Piroli, E., Miranda Delatorre, C. C., & Rodrigues Gimenes, G. (2012). ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA MICROBACIA RIBEIRÃO BONITO, APOIADA EM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1262–1272. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2185
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).