FENÔMENOS NATURAIS E AÇÃO ANTRÓPICA: PROBLEMATICA DE SALVADOR - BA
Palavras-chave:
Afavelamento, Impacto Ambiental, Percepção.Resumo
Os estudos de impactos ambientais especificam a necessidade de se efetuar uma análise integrada dos fatores ambientais, correlacionando os meios, físico, biológico e antrópico. As inter-relações entre os fatores desses três meios expressam uma visão integrada do meio ambiente de qualquer área estudada, e são identificados e analisados em função das áreas holísticas que se constituem também em áreas de síntese da análise dos impactos ambientais. O binômio “crescimento populacional” e “pressão sobre recursos” é constantemente ressaltado na discussão sobre os problemas ambientais em relação à população. Objetivou-se neste artigo pensar a cidade de Salvador, capital da Bahia, de forma sucinta, a partir de uma relação sociedade e natureza, visto que desequilíbrios nesta relação podem gerar diversos problemas ao ser humano. Percebe-se que a relação da sociedade sobre a natureza é de dominação, ou pelo menos, tenta ser. A metodologia foi baseada em trabalhos de campo para reconhecimento e verificação de problemas in locu, além de uma extensa revisão bibliográfica. A cidade do Salvador, nas últimas décadas, cresceu muito, mas de maneira desordenada. Esse crescimento não respeitou o meio ambiente e os aspectos sociais, provocando um acelerado processo de afavelamento, causado pelo déficit de moradia e pela valorização da terra. Conclui-se que muitas são as áreas onde a ocupação espontânea provocou impactos ambientais intensos e diversificados, intensificando a ação dos fenômenos naturais. A população de menor poder aquisitivo como única alternativa, passa a habitar os locais menos valorizados pelo setor imobiliário (fundo de vales e encostas), sendo estes espaços carentes de equipamentos públicos de infraestrutura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Jesus Costa, J. de, & Severo Giudice, D. (2012). FENÔMENOS NATURAIS E AÇÃO ANTRÓPICA: PROBLEMATICA DE SALVADOR - BA. REVISTA GEONORTE, 3(5), 477 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2100
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).