A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NEOLIBERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.18205

Palavras-chave:

Sujeito neoliberal, educação, psicologia

Resumo

O artigo busca compreender o impacto do modelo econômico neoliberal na educação latino-americana, em especial, a brasileira. Nesse sentido, busca-se compreender a psicologia como continuação da economia, isto é, como um modelo econômico não interfere exclusivamente na sua esfera própria, mas representa uma mudança em toda estrutura social e individual, constituindo uma subjetividade neoliberal que, por sua vez, é necessária para que o neoliberalismo seja implementado de forma eficaz, isto é, enfraquecendo a resistência contra esse modelo. Dessa forma, o artigo é encaminhado em três etapas: compreender o neoliberalismo na América Latina; o impacto do neoliberalismo na educação brasileira; a relação entre economia e psicologia na constituição de uma subjetividade neoliberal.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Jakimiu Sabino, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP). Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Paraná(Unespar).

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Publicado

10-10-2025

Como Citar

SABINO, Paulo Cesar Jakimiu. A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NEOLIBERAL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 1–22, 2025. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2025.