O DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES POR CRIANÇAS ESCOLARES POR MEIO DA ATIVIDADE DE ESTUDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17582

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento humano, Revisão da literatura, Processo de Ensino-Aprendizagem, Crianças Escolares

Resumo

Este artigo sintetiza uma pesquisa de doutorado, com base na Teoria Histórico-Cultural, sobre a atividade de estudo vista como caminho para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, por meio do pensamento teórico, nas crianças em idade escolar, já que suas ações permitem que elas, durante o processamento desse tipo de atividade, tenham consciência do processo de construção de seu conhecimento e transformem seu modo de compreender e de analisar objetos da cultura humana, a partir da hipótese de que a atividade de estudo é uma opção adequada ao desenvolvimento do trabalho pedagógico que objetiva desenvolver nos escolares novas formações psicológicas superiores que possibilitem a apropriação do que há de mais elaborado na cultura humana. A partir da revisão da literatura sobre o desenvolvimento da atividade de estudo, como alternativa para o ensino tradicional, evidencia-se o valor dessa proposta que possibilita a concretização do processo de formação do psiquismo nas crianças ao apreenderem relações complexas em processos de formação orientados pelo professor e compartilhados com seus pares. Constatou-se, ainda, que a atividade de estudo, possibilita transformações no modo pelo qual as crianças em idade escolar se apropriam das formas de pensamento teórico, em estrita relação com uma educação de caráter desenvolvente, baseada em fundamentos científicos, para que o processo educativo se torne revolucionário ao desenvolvimento infantil nessa idade.

Biografia do Autor

Érika Christina Kohle, Fundação Carlos Chagas

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Marília-2022), (Marília-2016). Pesquisadora voluntária vinculada ao Programa de Estágio de Pós-Doutorado da Fundação Carlos Chagas na linha de pesquisa - Educação e Infância: políticas e práticas (2024). Diretora de Escola de Educação Infantil do Município de Marília, professora da Educação Básica II.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília -2014), licenciada em Letras Português/Alemão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis- 2002) e em Letras Português/Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012). Participa desde 2011 do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação, desde 2015 do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e desde 2019 do Grupo de Pesquisa Especificidades da Docência na Educação Infantil, todos pertencentes ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.

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Publicado

10-10-2025

Como Citar

KOHLE, Érika Christina. O DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES POR CRIANÇAS ESCOLARES POR MEIO DA ATIVIDADE DE ESTUDO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 01–18, 2025. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2025.