O POTENCIAL EDUCATIVO DO JOGO DE DOMINÓ E DA TABELA DE PITÁGORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17581Palavras-chave:
Educação Matemática, Jogo de Dominó, Tabela de Pitágoras, PIBIDResumo
Esse relato de experiência apresenta a implementação e os resultados de uma proposta educativa que utilizou o jogo de dominó e a tabela de Pitágoras como ferramentas pedagógicas para o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental II. A experiência foi conduzida no âmbito do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática do ICET/UFAM, e teve como público-alvo alunos do 6º ao 9º ano de uma escola pública do município de Itacoatiara-AM. A proposta objetivou explorar o potencial desses recursos lúdicos e investigar suas contribuições no ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. Os resultados obtidos evidenciaram uma postura positiva e engajada dos estudantes, refletindo-se em maior motivação e interesse pela disciplina. Além disso, a experiência também destacou o impacto do PIBID na formação inicial de professores, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas inovadoras e colaborar diretamente com a melhoria da qualidade da educação básica.
Referências
BAUMGARTEL, Priscila. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, Curitiba – PR, 12 a 14 de novembro 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_priscila_baumgartel.pdf.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018.
COSTA JÚNIOR, J. F. et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 324-341, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/116.
DAGUANO, Lilian Queiroz; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes. O lúdico no universo autista. Linguagem acadêmica, v. 1, n. 2, p. 109-122, 2012. Disponível em: https://web-api-claretiano-edu-br.s3.amazonaws.com/cms/biblioteca/revistas/edicoes/6059fe25c0ce6055c496d14f/605b66b5dbbe5f8e7720e911.pdf.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, vol. 14, núm. 42, mayo-agosto, 2014, pp. 415-43. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189131701006.pdf.
MENDES, Rosilene Ericeira; SOUSA, Sonia Rocha Santos. O Lúdico no Ensino da Matemática. Multidebates, v. 4, n. 4, p. 151-166, 2020. Disponível em: https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/260.
OLIVEIRA, M. M. A Produção e utilização de Jogos no Ensino da Matemática: Como Exercitar o prazer nas aulas de matemática na Escola Municipal Manoel da Nóbrega. Porteirinha, Minas Gerais 2008. Disponível em: Faculdade Integrada Da Grande Fortaleza – Fgf.
PACÍFICO, Marsiel, PEROZA, Marilúcia Antônia de Resende, GALVÃO, Mariane Aparecida Gomes. Jogos virtuais e ludicidade: uma análise do jogo Minecraft. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 4, n. 1, p. 01–21, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4943.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo da criança. Rio de Janeiro, zahar, 1978.
SILVA, Luciano Martins da. Ludicidade e matemática: Um novo olhar para aprendizagem. Revista Psicologia & Saberes, v. 4, n. 5, p. 10-22, 2015. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/726.
SILVA, Francisca Marlene da. et al. O uso do material concreto no ensino da matemática. In: Anais do VIII Forum Internacional de Pedagogia. 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3649.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Cadernos do Mathema: Ensino Fundamental: Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Artmed Editora, 2007.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Teoria e método em psicologia. 2. ed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1983.