O POTENCIAL EDUCATIVO DO JOGO DE DOMINÓ E DA TABELA DE PITÁGORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17581

Palavras-chave:

Educação Matemática, Jogo de Dominó, Tabela de Pitágoras, PIBID

Resumo

Esse relato de experiência apresenta a implementação e os resultados de uma proposta educativa que utilizou o jogo de dominó e a tabela de Pitágoras como ferramentas pedagógicas para o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental II. A experiência foi conduzida no âmbito do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática do ICET/UFAM, e teve como público-alvo alunos do 6º ao 9º ano de uma escola pública do município de Itacoatiara-AM. A proposta objetivou explorar o potencial desses recursos lúdicos e investigar suas contribuições no ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. Os resultados obtidos evidenciaram uma postura positiva e engajada dos estudantes, refletindo-se em maior motivação e interesse pela disciplina. Além disso, a experiência também destacou o impacto do PIBID na formação inicial de professores, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas inovadoras e colaborar diretamente com a melhoria da qualidade da educação básica.

Biografia do Autor

Arleane Castro da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, AM

Licenciada em Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, AM, Brasil.

Rogério Jacinto de Moraes Júnior, Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, AM

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2022). Possui Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT (2015). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do amazonas (2009). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Atualmente é professor do colegiado de matemática e física do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET-UFAM).

Evelym Chaves Meireles, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Associação Plena em Rede - EDUCANORTE) na Universidade Federal do Tocantins. Possui Licenciatura em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas (2019), Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2022), Especialização em Docência do Ensino Superior e em Metodologias para o Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Dom Alberto (2019) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Integra o Grupo de pesquisa Formação de Professores: fundamentos e metodologias de ensino - Forprof (UFT/CNPQ). 

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Publicado

10-10-2025

Como Citar

SILVA, Arleane Castro da, MORAES JÚNIOR, Rogério Jacinto de, MEIRELES, Evelym Chaves. O POTENCIAL EDUCATIVO DO JOGO DE DOMINÓ E DA TABELA DE PITÁGORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 1–15, 2025. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência