A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL E A EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17392

Palavras-chave:

Universidade pública, Instituição social, Epistemologia, Complexidade

Resumo

A educação é o processo prático mediante o qual o sujeito mergulha na tessitura de sua existência histórica, pois é um momento de intensa inserção na vida do grupo social no qual vivemos e levamos efetivamente nossa vida cotidiana. Abordar a universidade pública como instituição social e epistemologia da complexidade nos remete a pensar em atualizações de novos conhecimentos, de pensamentos complexos, de possibilidade de melhor desempenho nos processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na melhoria da qualidade da educação. O artigo tem por objetivo conhecer o papel da universidade pública como instituição social, bem como discorrer acerca da epistemologia da complexidade. Tem como questionamento: qual o papel da universidade pública como instituição social? Numa linha crítica de investigação, e de abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza da análise bibliográfica, com base em teóricos que discutem o pensamento complexo, a partir dos estudos de Edgar Morin. A temática é instigante e, por essa razão, justifica-se a escolha, bem como por entender ainda que é relevante para futuros pesquisadores que queiram ampliar seus conhecimentos sobre o assunto em questão. Ressalta-se que a universidade é uma instituição social e exprime, de maneira determinada, a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo. Portanto, busca formar professores capazes de pensar e agir de maneira complexa.

Biografia do Autor

Maria das Graças Pereira Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação (PEGEDA/Educanorte) polo Palmas da UFT, Mestre me Educação pela UFT (2019). Especialista em Educação Infantil pela UFT (2016). Graduada em Pedagogia pela UFT (2007). Mebro do grupo de Estudos das Escolas Criativas do Estado do Tocantins (RIEC/TO). Professora da Rede Municipal de Ensino de Lajeado, TO.

Eudione Bezerra da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação (PPGE), pela UFT. Pós-graduada  em Educação Infantil, Supervisão e Inserção Escolar- FAMAC - (2017), Especialização em Economia Solidária - UFT (2016), Graduada em Pedagogia - FIAR (2016). Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) da rede municipal de ensino de Itaguatins, Tocantins.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora em Educação, 2006, Universidade do Algarve, Portugal. Doutora em Educação e Currículo, 2004, Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Educação, 1995, Universidade Federal de Pernambuco. Professora Pesquisidora da Rede RIEC Tocantins, vinculada ao Programa Doutorado em Educação (PEGEDA) da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

SILVA, Maria das Graças Pereira, BEZERRA DA SILVA, Eudione, DE PINHO, Maria José. A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL E A EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 01–15, 2025. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2025.