A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL E A EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17392Palavras-chave:
Universidade pública, Instituição social, Epistemologia, ComplexidadeResumo
A educação é o processo prático mediante o qual o sujeito mergulha na tessitura de sua existência histórica, pois é um momento de intensa inserção na vida do grupo social no qual vivemos e levamos efetivamente nossa vida cotidiana. Abordar a universidade pública como instituição social e epistemologia da complexidade nos remete a pensar em atualizações de novos conhecimentos, de pensamentos complexos, de possibilidade de melhor desempenho nos processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na melhoria da qualidade da educação. O artigo tem por objetivo conhecer o papel da universidade pública como instituição social, bem como discorrer acerca da epistemologia da complexidade. Tem como questionamento: qual o papel da universidade pública como instituição social? Numa linha crítica de investigação, e de abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza da análise bibliográfica, com base em teóricos que discutem o pensamento complexo, a partir dos estudos de Edgar Morin. A temática é instigante e, por essa razão, justifica-se a escolha, bem como por entender ainda que é relevante para futuros pesquisadores que queiram ampliar seus conhecimentos sobre o assunto em questão. Ressalta-se que a universidade é uma instituição social e exprime, de maneira determinada, a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo. Portanto, busca formar professores capazes de pensar e agir de maneira complexa.
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