GÉNERO Y INFANCIA: DE LAS CONSTRUCCIONES DE IDENTIDAD A LAS IMPOSICIONES SOCIALES

Autores/as

  • Reginaldo Peixoto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8618

Resumen

El término género ha sido incluido en los discursos religiosos como "ideología de género", una perspectiva equivocada, ya que no es una ideología, sino una categoría que diferencia las formas de ser de hombres y mujeres. Así, a través de una investigación bibliográfica, el presente trabajo apunta a una discusión sobre el significado del término género como construcción sociocultural, política e histórica, creada para caracterizar las diferencias entre hombres y mujeres. Por tanto, cuando entendemos la etapa de la infancia como propicia para el desarrollo infantil, también buscamos discutir cómo el mundo de los adultos se inserta en los juegos, juguetes, disfraces y roles que los niños juegan desde temprana edad, como premisa para luego seguir los estándares sociales. Incluso antes del nacimiento, nos vemos llevados a construir identidades de género que fueron histórica y culturalmente atribuidas y relacionadas con el sexo biológico, que muchas veces termina naturalizando roles, segregando deseos y promoviendo prejuicios y discriminación, especialmente cuando se rompe. con las prácticas y modelos impuestos por la sociedad - masculino y masculino, femenino y femenino.

Biografía del autor/a

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Maringá (2000), graduação em Licenciatura em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, professor adjunto efetivo do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba e coordenador do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia EaD-UEMS, polo de Aparecida do Taboado MS. Pesquisa a formação de Professores no Estado de Mato Grosso do Sul, tem experiência na área de Arte, Gênero, sexualidades e diversidades e formação de professores.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Realizou um estágio na Universidade de Alcalá, em Guadalajara - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina, com um projeto sobre Formação Docente e Gênero. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. É líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX. Autora dos livros: 1) O NOME DA COISA, fruto da tese de Doutorado, 2) VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA: contributos para a formação docente. 3) GÊNERO, DIREITOS E DIVERSIDADE SEXUAL: trajetórias escolares (Org.); 4) OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: entre políticas públicas e práticas pedagógicas (Org.), 5) Educação, saúde, gênero e sexualidade: diálogos possíveis (Org.), 6) Educação, gênero e feminismos: resistências bordadas com fios de luta (Org.). 7. Gênero e Sexualidade; interfaces educativas (Org.) e 8) Gênero, sexualidades e diferenças: categorias de análises, (des)territórios de disputas.

Publicado

2021-08-27

Cómo citar

PEIXOTO, R.; MAIO, E. R. GÉNERO Y INFANCIA: DE LAS CONSTRUCCIONES DE IDENTIDAD A LAS IMPOSICIONES SOCIALES. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–13, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.8618. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/8618. Acesso em: 19 may. 2024.