REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CARTAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17689

Palabras clave:

Estágio, Reflexão, Cartas pedagógicas, Formação, Docência

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das cartas pedagógicas como instrumento potencializador da reflexão sobre a prática docente no estágio supervisionado nos anos iniciais, realizado pela turma de Pedagogia de 2024.1. Busca-se, também, compreender a relevância do estágio na formação dos estagiários e investigar as percepções destes sobre o papel da docente supervisora, conforme expresso em suas narrativas nas referidas cartas. A abordagem de pesquisa adotada é a qualitativa, conforme Ludke e André (2013), por buscar compreender fenômenos sociais, culturais e comportamentais a partir de uma perspectiva interpretativa e reflexiva. O método utilizado foi a pesquisa-formação que, segundo Santos (2014) e Macedo (2006), caracteriza-se pela reflexão conjunta entre pesquisador e participantes. As cartas, previamente autorizadas pelos discentes, foram utilizadas como dispositivo de pesquisa. A investigação mapeou as narrativas fundamentadas em Aroeira (2018), Pimenta e Lima (2006), Freitas (2020) e Pereira (2024). Das análises emergiram reflexões sobre a importância do estágio na formação inicial e sobre a colaboração das professoras regentes nesse processo. A pesquisa revela que as estagiárias reconhecem a relevância desse momento em sua formação, bem como a contribuição positiva das regentes no acompanhamento de suas práticas. Concluímos que as cartas pedagógicas possibilitaram uma imersão reflexiva, estimulando a produção autoral e a análise das vivências, desafios e conflitos enfrentados durante o estágio.

Biografía del autor/a

Socorro Aparecida Cabral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (NEPAF). 

Vanessa Santos da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (NEPAF).

Citas

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Publicado

2025-10-10

Cómo citar

CABRAL, Socorro Aparecida, SILVA, Vanessa Santos da. REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CARTAS PEDAGÓGICAS. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vol. 10, n.º 1, p. 1–24, 2025. Disponível em: . Acesso em: 21 oct. 2025.