Patologias de prédio escolar na cidade de Manaus/Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v4i1.4381Abstract
O objetivo do estudo é fazer uma análise técnica-formal de prédios que sediaram Grupos Escolares na cidade de Manaus no início do século XX, em razão da escassez de literatura relacionada ao campo escolar manauense e o movimento existente entre a instituição investigada (G.E. Barão do Rio Branco) com o urbanismo de Manaus, voltado especificamente para a arquitetura de prédios escolares. Trabalhou-se no contexto de uma abordagem qualitativa com documentos escritos e análise de material iconográfico (fotografias) sobre a instituição investigada, recorrendo a fontes primárias e secundárias como: Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (IMPLURB), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Diários Oficiais do Estado do Amazonas (DOA) e legislações pertinentes ao ensino e as construções da época, bem como em autores locais que desenvolveram pesquisas similares como Mota (2010) e Mesquita (2006), com o intuito de preservar a historicidade de prédios escolar e a memória dos monumentos históricos no Amazonas, conferindo-lhes assim, uma identidade cultural.