Chamada Dossiê: 15 anos do Parfor: de Norte a Sul do Brasil

2025-05-12

15 anos do Parfor: de Norte a Sul do Brasil
Prazo de submissão:
01 de junho até 10 de agosto 2025
Publicação:até 01 de novembro de 2025

O Plano Nacional de Formação de Professores/as da Educação Básica (Parfor) teve seu funcionamento iniciado em 2009, sendo parte de uma série de programas e projetos criados na década de 2000 que objetivavam intensificar, expandir e qualificar a formação e qualificação de professoras e professores no Brasil. Enquanto política pública, o programa vem funcionando em todos os estados do país, de diferentes formas, se adaptando às necessidades formativas e às realidades locais. O “Dossiê Parfor 15 anos: de Norte a Sul do Brasil” foi pensado como um espaço para a divulgação de pesquisas e análises acerca dos primeiros 15 anos de funcionamento do programa (2009 – 2024), com o objetivo de visibilizar o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores, nacionais e internacionais, que se debruçam sobre o tema. Sabemos que em muitos locais do país o Parfor tem sido a principal, se não única, maneira de levar formação aos/às professores/as que vivem e trabalham em localidades afastadas dos grandes centros urbanos, onde geralmente não há campus universitários. São as experiências e vivências ocorridas na trajetória formativa dos/as professores/as cursistas, bem como, no trabalho de professores/as formadores/as, em diferentes regiões e estados do Brasil, que esperamos receber para compor o dossiê. Temos como motivações para a sua organização: as comemorações dos 15 anos do Programa, que ocorrem no mesmo ano em que o Plano Nacional de Educação 2014-2024 deveria ter chegado ao seu fim, fazendo emergir novos desafios, propostas e análises, diante do cenário político e educacional do país; também a crise nacional referente a diminuição na busca por cursos de Licenciatura no Brasil, que tem nos levando a um cenário preocupante acerca da formação de professores/as e o futuro da Educação Escolar brasileira. Serão aceitas pesquisas e reflexões de caráter qualitativo e/ou quantitativo, a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e/ou de campo.

Temáticas de interesse para o dossiê: a) Criação do Parfor; b) Especificidades regionais e locais do funcionamento do Parfor; c) Estágio Docente no Parfor; d) Avanços e perspectivas nos 15 anos do Parfor; e) O Parfor e a Extensão Universitária; f) A relação do Parfor com a Educação Infantil; g) Produção acadêmica acerca do Parfor; h) O Parfor e as relações precarizadas de trabalho; i) A relação entre o Parfor e a Educação do Campo; j) O Parfor e o registro da história da educação de localidades distante dos centros urbanos; k) Parfor e relações políticas municipais; l) O Parfor e o registro da história dos/as professores/as; m) O Parfor e a formação de professores/as indígenas e quilombolas; n) Relações de gênero e diversidade no Parfor; e o) Questões étnico-raciais no Parfor.

Proponentes:

Prof.ª Dra. Fernanda Pinto de Aragão Quintino (UFAM/ SEDUC-AM)

Doutora em Educação (UFAM); Professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC-AM), atuando no Fórum Estadual de Apoio Permanente à Formação Docente do Amazonas (FEPAD/AM). Pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), onde realiza pesquisa pós-doutoral acerca do funcionamento do Parfor no Amazonas, na linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Educação (GTE/ UFAM/ CNPq).

E-mail: donnafernanda@gmail.com
Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/0652113284096519
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8379-3840

Prof. Dr. Márcio de Oliveira (UFGD)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Coordenador Adjunto Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFAM) (2019-2024). Integrante do grupo de estudos NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual. Linhas de Estudo e Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais; Formação de Professores/as; Gênero; Sexualidade; Violência contra a Mulher; Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

E-mail: marciodoliveira@ufgd.edu.br
Lattes/CNPq:http://lattes.cnpq.br/2808188859997677
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4706-2930

Profa. Dra. Heloísa da Silva Borges (UFAM)

Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra (2013 até hoje). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico

E-mail: heloborges@ufam.edu.br
Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/9429409939324333
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7629-7056