EL IMPACTO DE LA GAMIFICACIÓN EN EL INTERÉS Y EL APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOS: UN ANÁLISIS COMPARATIVO DE LAS PLATAFORMAS WORDWALL Y SEPPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v11i1.17583

Palavras-chave:

Gamificação, Tecnologias educacionais, Interesse do aluno

Resumo

Este artigo científico investiga o impacto da gamificação como estratégia para promover o interesse e a aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos do SENAI da cidade de Araguaína (estado do Tocantins, Brasil). Para isso, foram desenvolvidos dois projetos-piloto de gamificação por meio da utilização das plataformas Wordwall (gratuita) e Seppo (paga), com o objetivo de desenvolver competências de forma lúdica e desafiadora. Além disso, o projeto incluiu a capacitação de instrutores e da equipe técnico-pedagógica quanto ao uso desses recursos aplicados na sala de aula convencional e no laboratório de Informática. Foi destinado um investimento de R$ 5.000,00 para a execução do piloto por meio da plataforma Seppo, além da aquisição de 20 licenças para todo o estado. Os resultados obtidos demonstraram que 186 alunos participaram dos pilotos e que 12 docentes e 2 supervisores pedagógicos locais foram capacitados. Observou-se, ainda, uma evolução aproximada de 3,28% no desempenho dos alunos dos cursos técnicos que utilizaram as plataformas de gamificação. Neste artigo, serão apresentados detalhadamente os resultados dos projetos-piloto, bem como a análise comparativa das plataformas Wordwall e Seppo, considerando o impacto no interesse dos alunos, na sua aprendizagem e no seu desempenho acadêmico. Serão discutidas as vantagens e os desafios encontrados em cada plataforma, assim como recomendações para o uso efetivo da gamificação no contexto educacional. Por fim, será apresentado um levantamento dos resultados realizado a partir de análises comparativas do histórico escolar dos alunos em dois momentos distintos.

Biografia do Autor

Aldenor Batista da Silva Junior, Universidade de Salamanca (USAL)

Professor colaborador na Universidade de Salamanca (USAL). Doutor em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento em Políticas Públicas Educacionais no Programa Perspectivas Histórica, Comparada y política de la Educación da Faculdade de Educação (Doutorado Sanduíche - Universidade de Salamanca/ Salamanca, ES). Foi aluno especial do programa de pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (USP). Doutorando em Educação pela Universidade de Salamanca (USAL). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - (bolsista Capes). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com formação complementada pelo programa de bolsas iberoamericanas do Santander em 2015 na Pontifícia Universidad Católica de Chile, Santiago - Chile, desenvolvendo trabalhos em saúde intercultural. Graduado em Pedagogia. 

Francisco José Rebordinos Hernando, Universidad de Salamanca (USAL)

Doctor en Ciencias de la Educación; Profesor en la Universidad de Salamanca en el Departamento de Teoría e Historia de la Educación. Temas de interés: Historia de la Educación, Historia de la Infancia, Historia de la Educación Social, Prensa Pedagógica. 

Edgar da Silva Queiros, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Realizou doutorado sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Alcalá (UAH), Espanha. Graduado em Jornalismo pela UCDB e em Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela UniBF. Especialista em Marketing Digital pela UniBF. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Política de Formação e Trabalho Docente (GEHFORT/UCDB). Foi bolsista PIBIC/CNPq na área de educação (2018-2020). Trabalha como assessor pedagógico na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS).

Referências

ANDRADE, Maria Margarida. Metodologia do trabalho. 9. ed., São Paulo: Atlas, 2009.

KAPP, Karl M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer: projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

SEPPO. (s.f.). Seppo - Gamified learning platform. 19 jul. 2023. Recuperado de: https://play.seppo.io/?l=pt.

WORDWALL. (s.f.). Wordwall: Ferramentas educacionais interativas. 21 jul. 2023. Recuperado: https://wordwall.net/pt.

Publicado

07-02-2026

Como Citar

SILVA JUNIOR, Aldenor Batista da, HERNANDO, Francisco José Rebordinos, QUEIROS, Edgar da Silva. EL IMPACTO DE LA GAMIFICACIÓN EN EL INTERÉS Y EL APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOS: UN ANÁLISIS COMPARATIVO DE LAS PLATAFORMAS WORDWALL Y SEPPO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 11, n. 1, p. 1–14, 2026. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2026.