DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DAS PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.16171

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem;, Ciclo de alfabetização, ´Professoras

Resumo

Esta pesquisa traz por temática as dificuldades de aprendizagem encontradas no ciclo de alfabetização correspondente aos primeiros anos do Ensino Fundamental. A alfabetização é um tema recorrente nas políticas educacionais, na formação de professores, nos debates e em diversas áreas. O objetivo deste trabalho é compreender as principais dificuldades de aprendizagem enfrentadas por estudantes do ciclo de alfabetização (1º e 2º anos) a partir da percepção das professoras. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, e concentra-se nas questões relacionadas ao objetivo proposto por meio de entrevistas com as professoras alfabetizadoras com aporte teórico em Vygotsky (2003; 2010) e Feuerstein e Lewin-Benham (2021). Essa pesquisa visa a contribuir com a educação, especialmente o ciclo de alfabetização, fornecendo aos professores mais informações e incentivando novas abordagens pedagógicas que vão além da sala de aula.

Biografia do Autor

Jussara de Souza Catolhos, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac

Mestra em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2006). Além de especializações na área de educação. Integra o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores - GPEFOR. Atua como professora da Rede Pública Estadual na cidade de São Joaquim.

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

CATOLHOS, Jussara de Souza, TIBOLA, Naiara. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DAS PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 01–17, 2025. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2025.