QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA: ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Autores

  • Patrick Landal Athayde Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Amadeus Pereira Alves

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.16126

Palavras-chave:

Termodinâmica, Ensino, Aprendizagem, Física

Resumo

Este estudo investiga a validade de uma proposta de ensino com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) usando questões sociocientíficas (QSC) para promover a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A pesquisa qualitativa foi realizada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Curitiba, Paraná, totalizando doze horas-aula em doze encontros, de setembro a novembro. A questão de pesquisa foi: Quais as potencialidades e adversidades de uma estratégia de ensino com enfoque CTSA para o ensino da termodinâmica, usando QSCs, visando a ACT? O objetivo foi analisar essas potencialidades e adversidades, com ênfase na energia térmica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e gravações dos encontros. Os participantes elaboraram mapas conceituais baseados em QSCs, que serviram de base para um jogo pedagógico de quebra-cabeças. A análise dos dados seguiu a metodologia de Laurence Bardin. A proposta visou aumentar a argumentação dos alunos, conduzindo-os a compreender conceitos de Física por meio de QSCs focadas na energia térmica, discutindo a importância da energia, termelétricas, impactos ambientais, a crise na Ucrânia e alternativas energéticas. O produto educacional resultante foi uma sequência didática para promover a ACT. Os dados indicam que essa sequência contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como análise, síntese, comparação e percepção de relações espaciais, além de ensinar os alunos a concluir atividades. Isso resultou em maior dinamismo na assimilação do conhecimento, alinhado à ACT e à compreensão do mundo, permitindo escolhas mais conscientes.

Referências

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 122-134, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10048. Acesso em: 1 maio 2024

AUSUBEL, David. The Acquisiton and Retention of Knowledge: A cognitive review. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 2000. 212 p.

AYALA, Francisco J. Introductory essay: the case for scientific literacy. In: MOORE, Howard; CLÉMENT, Safoura (ed.). World Science Report. Paris: Unesco Publishing, p. 1-5, 1996.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 230 p.

BENCZE, Larry et al. SAQ, SSI and STSE education: defending and extending “science-in-context. Cultural Studies of Science Education, v. 15, n. 1, p. 825- 851, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339954703_SAQ_SSI_and_STSE_education_defending_and_extending_science-in-context. Acesso em: 1 jan. 2024.

CHEVALLARD, Yves. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 1-14, mai-ago, Rio de Janeiro. 2013. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2338. Acesso em: 1 jan. 2024

CLARIANA, Roy. Deriving individual and group knowledge structure from network diagrams and from essays. In: IFENTHALER, Dirk; PIRNAY-DUMMER, Pablo; SEEL, Norbert M (ed.). Computer-based diagnostics and systematic analysis of knowledge. New York: Springer, p. 117-130, 2010. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-1-4419-5662-0. Acesso em: 1 jan. 2021

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107p.

GABRIEL, Carmen Teresa Gabriel. Usos e abusos do conceito de transposição didática – considerações a partir do campo disciplinar de História. Anais do IV Seminário Perspectivas do Ensino de História, Ouro Preto: Associação Brasileira de Ensino de História, 2001. Disponível em: https://ledum.ufc.br/arquivos/didatica/1/Usos_Abusos_Conceito_Transposicao_Didatica.pdf. Acesso em: 15 maio 2024.

GOUVEA, Guaracira et al. O ensino de Ciências na escola básica e a universidade: considerações sobre formação inicial e continuada de professores a partir de uma pesquisa participativa via abordagem CTSA no sul fluminense. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 2, p. 395- 417, 2012. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/231. Acesso em: 30 jun. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

KAUARK, Fabiana da Silva; SILVA, Valéria Almeida dos Santos. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental e ações psico e pedagógicas. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 25, n. 78, p. 264-270, 2008. Disponível em: https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/302/dificuldades-de-aprendizagem-nas-series-iniciais-do-ensino-fundamental-e-acoes-psico---pedagogicas. Acesso em: 30 jun. 2024.

MARCHIORE, Lara de Windson Oliveira Almeida; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Motivação para aprender em alunos do ensino médio. Campinas: ETD Educação Temática Digital, v. 10, n. especial, p. 105-123, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937. Acesso em: 15 abril 2024.

MOREIRA, Marco Antônio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, n. 1, p. 1-8, out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2023.

NEVES, Marcos Fava. O quanto a crise de energia e escassez de insumos atrapalhará a safra? Jornal da USP, 26 out. 2021. Disponível em https://www.campograndenews.com.br/artigos/o-quanto-a-crise-de-energia-eescassez-de-insumos-atrapalhara-a-safra. Acesso em: 1 nov. 2021.

NOVAK, Joseph; CAÑAS, Alberto. A teoria subjacente dos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Praxis educativa, v. 5, n. 1, p. 09-29, jan-jun 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944. Acesso em: 15 abril 2024.

OLIVEIRA, Maria. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 32 p.

PARANÁ. CREP – Currículo da Rede Estadual Paranaense: Ciências. Secretaria do Estado de Educação. Curitiba. 2021. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em: 12 mar. 2024.

PEDRETTI, Erminia. Teaching science, technology, society and environment (STSE) education: Preservice teachers’ philosophical and pedagogical landscapes. In: ZEIDLER, Dana (ed.) The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. Dordrecht/Netherlands: Springer Netherlands, p. 219-239, 2003.

PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense. 1973. 150 p.

RATCLIFFE, Mary; GRACE, Marcus. Science education for citizenship: teaching socio-scientific issues. Maidenhead: Open University Press McGraw-Hill Education, 2003. 196 p.

SADLER, Troy D.; ZEIDLER, Dana L. Scientific literacy, PISA, and socioscientific discourse: assessment for progressive aims of science education. Journal of Research in Science Teaching, v. 46, n. 8, p. 909-921, 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.20327. Acesso em: 10 ago. 2024.

SANTOS, Fabiana Sena et al. Possibilidades e dificuldades no uso do Design Thinking em uma sequência didática voltada para a aprendizagem significativa de conceitos físicos e para a formação para a cidadania no trânsito. Revista Amazônida. v. 20, n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15953. Acesso: 4 jun. 2025.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 265 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SILVA, Ligia Alves. Reflexões sobre a prática turística e pedagógica na construção do processo de aprendizagem por meio do passeio escolar. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/31115. Acesso em: 01 jul. 2024.

SILVA, Bruna Karl Rodrigues; SILVA, Ricardo Monteiro; FERNANDES, João Paulo. Projeto “usinas: uma sequência didática embasada na perspectiva CTS para a abordagem do tema energia. Tecné, Episteme y Didaxis, n. extra, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/15004. Acesso em: 10 set. 2023.

SCHVANEVELDT, Roger; DEARHOLT, Donald; DURSO, Francis. Graph theoretic foundations of pathfinder networks. Computers & Mathematics with Applications, v. 15, n. 4, p. 337-345, 1988. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0898122188902210. Acesso em: 10 out. 2023.

VALLADARES, Liliana. Scientific Literacy and Social Transformation: Critical perspectives about Science participation and emancipation. Science & Education, v. 30, n. 3, p. 557-587, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-021-00205-2. Acesso em: 9 ago. 202

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Repensando a didática. Campinas: Papirus, 2014. 162 p.

XU, Muyu; SINGH, Shivani. Crise energética provoca temor sobre inflação e recuperação econômica. Agência Brasil, 12 out. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-10/crise-energeticaprovoca-temor-sobre-inflacao-e-recuperacao-economica. Acesso: 1 nov. 2023.

ZEIDLER, Dana; NICHOLS, Bryan. Socioscientific Issues: Theory and Pratice. Journal of Elementary Science Education, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF03173684. Acesso em: 01 jul. 2024.

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

ATHAYDE, Patrick Landal, ALVES, João Amadeus Pereira. QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA: ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, 2025. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2025.