TRADUZINDO VOZES INDÍGENAS: LETRAMENTO E INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESPÍRITO SANTO
TRANSLATING INDIGENOUS VOICES: LITERACY AND INTERCULTURALITY IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL IN ESPÍRITO SANTO, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.18000Palavras-chave:
letramento, tradução, ensino de inglês, narrativas indígenas, kotiriaResumo
Este artigo analisa um projeto pedagógico desenvolvido entre 2019 e 2023 em uma escola pública capixaba que articulou o ensino de inglês, práticas tradutórias e narrativas do povo Kotiria (Wanano) da Amazônia. Partindo de uma coleção trilíngue (Kotiria-Português-Inglês), os alunos reescreveram a narrativa Wa’i Duhi Ta’ri Hire (De Pássaros para Peixes), explorando múltiplas formas de tradução (textual, visual, audiovisual). O estudo demonstra que a tradução intercultural, quando contextualizada, potencializa o letramento crítico ao: (1) aprimorar competências linguísticas na língua materna e na língua adicional; (2) desenvolver consciência metalinguística e intercultural; e (3) desnaturalizar hierarquias epistêmicas ao valorizar saberes indígenas. A análise revela ainda que o trabalho com textos indígenas na escola pública opera como resistência à colonialidade do saber, transformando a língua inglesa – tradicionalmente associada à hegemonia – em ferramenta de projeção de vozes subalternizadas. Os resultados apontam para a necessidade de práticas pedagógicas que articulem ensino de línguas, decolonialidade e valorização da diversidade cultural.
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